A- A A+ |

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Eugênio Parceli, realizou, na manhã desta quarta-feira (27/10), visita técnica às obras de reforma da quadra do bairro Junco e de urbanização do seu entorno. Cerca de 75% das obras estão executadas e a previsão de entrega é para o mês de novembro. O investimento é de cerca de R$ 677 mil, com recursos do tesouro municipal.

Com uma área total de 2.992m², o projeto inclui reforma completa da estrutura e a substituição das telhas em alumínio, arquibancada, iluminação em LED, a recuperação e pintura do piso. Já a urbanização em torno da quadra contempla piso intertravado e granito; jardim e vagas para estacionamento; e uma área para a prática de calistenia, treino com exercícios que usam apenas o peso do corpo.

Para o secretário da Secjel, Eugênio Parceli, com as melhorias o equipamento oferecerá condições para que a população tenha mais um espaço adequado para a prática de esporte e lazer. “Estou muito ansioso para devolver a nova quadra do bairro Junco, que proporcionará mais saúde e bem-estar aos sobralenses”, destacou.

Nesta quarta-feira (27/10), a Secretaria da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, realizou ações de avaliação bucal, no distrito de Bonfim, em alusão à Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal.

As residentes em Saúde da Família Sarah Isaías e Lia Alcântara realizaram avaliações, deram as orientações e o devido encaminhamento para cada caso apresentado. “Nós realizamos esse primeiro momento, de avaliar a cavidade bucal; e a dentista do Centro de Saúde da Família (CSF), Thereza Cristina, irá monitorar os pacientes que apresentaram alguma uma lesão”, disse Sarah.

Além dessas ações referentes à Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal, os Centros de Saúde da Família (CSFs) dos territórios estão realizando conversas nas salas de espera para atenção e cuidado, orientado as pessoas como proceder no caso de alterações na cavidade bucal.

 

A Secretaria da Educação de Sobral firmou parceria com a startup Árvore, para levar a plataforma Árvore Livros para estudantes da rede pública municipal de educação. Serão beneficiados 7.500 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, bem como 300 professores e gestores das escolas municipais que atendem os anos iniciais, contemplando 34 escolas municipais.

Será disponibilizado aos estudantes, professores e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral um login de acesso à plataforma. No total, eles terão acesso gratuito a mais de 30 mil livros até fevereiro de 2022.

Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os professores das turmas envolvidas no projeto receberão, ainda, capacitações para aprender a utilizar a plataforma.

ÁRVORE LIVROS
A Árvore Livros é uma plataforma com mais de 30 mil livros, classificados por segmentos escolares, para os estudantes lerem quando e onde quiserem em uma plataforma gamificada. A plataforma também oferece recursos de apoio ao educador para enriquecer as mediações de leitura.

A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral, Andrezza Coelho, reuniu-se nesta terça-feira (26/10), com a equipe da Vice-Governadoria do Ceará. O objetivo foi discutir as ações em parceria com o município na área de prevenção de violências.

Participaram do encontro, pela Vice-Governadoria, a assessora especial, Carla da Escóssia, o coordenador do Pacto por um Ceará Pacífico (Interior), Pádua Campos e suas equipes.

"Além de discutir as ações do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral, debatemos também a expansão do Virando o Jogo, programa direcionado aos jovens e adolescentes, que lançamos recentemente, com a presença da vice-governadora Izolda Cela. O objetivo é levar a iniciativa para outros bairros de Sobral", destacou Andrezza Coelho.

O Virando o Jogo já atende a 175 jovens do Território I (Cidade José Euclides ou Terrenos Novos, Nova Caiçara e Vila União). Com a expansão, futuramente, o programa poderá atender também aos bairros do Território II (Dom José, Padre Palhano e região).

A equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação de Sobral Doutor Pedro Mendes Carneiro realiza, no período de 25 a 29 de outubro, a Semana da Criança entre os pacientes mirins acompanhados pelo serviço.

De acordo com o gerente em exercício, Mayling Justo, o Centro de Reabilitação atualmente atende em torno de 100 crianças com diversos tipos de patologias e transtornos. Ele destaca que esses momentos são importantes para o fortalecimento de laços entre profissionais e usuários.

A programação interna conta com atividades lúdicas, brincadeiras, momentos de descontração e distribuição de brindes. A equipe multiprofissional é composta por Ângela Parente (terapeuta ocupacional), Jisiane Sales (psicopedagoga) e por Lorscheider Silveira e Hially Linhares (fisioterapeutas), responsáveis também pelo acompanhamento rotineiro dessas crianças.

Instagram
YouTube