A Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil está com inscrições abertas para 18 cursos de longa duração nas áreas de instrumentos, canto e musicalização. O período de renovação de matrículas acontece de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e a matrícula dos novatos de 5 a 8 de fevereiro.

Os interessados devem se dirigir a sede da Escola de Música de Sobral (Av. Dom José, nº 426 – Centro), das 9h às 12h e de 15h às 18h. Estudantes da rede particular pagarão mensalidade integral, já estudantes de escolas e universidades públicas têm desconto de 50% nas mensalidades.

CURSOS OFERTADOS E IDADE MÍNIMA PARA INGRESSO:
✓ 7 anos - Musicalização Infantil (Profa. Marcília Rios);
✓ 8 anos - Flauta Doce (Profa. Marcília Rios);
✓ 10 anos - Teclado (Prof. Calebe Rodrigues e Prof. França Guimarães);
✓ 12 anos - Acordeon (Prof. França Guimarães), Bateria e Percussão (Prof. Francisco de Assis e Prof. Fernando Madeira), Contrabaixo Elétrico (Prof. Naim Ventura), Guitarra (Prof. Guilherme Santos), Sopros Madeira e Metais (Prof. Adylson Martins, Prof. Higo Mendes e Prof. Thiago Félix), Violão (Prof. Messias Rodrigues, Prof. Kelvin Mota, Prof. Valdenir Filho e Prof. Zenóbio Moraes), Violino e Viola (Prof. João Paulo Garantizado e Prof. Valdemir Barros), Violoncelo e Contrabaixo Acústico (Prof. Rômulo Átila);
✓ 14 anos - Canto (Prof. Cristian Marques);

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (apresentar no ato da matrícula):
- RG ou Certidão de Nascimento (RG do responsável, caso menor de idade);
- CPF do aluno (ou do responsável, caso menor de idade);
- Declaração escolar atualizada (para alunos de escola pública);
- Comprovante de residência atualizado;
- Taxa de matrícula integral, se for o caso (R$ 62,90);

SOLICITAÇÃO DE DESCONTO (50%):
- Taxa de matrícula 50% de desconto (R$ 31,45);
- Comprovante de matrícula atualizado, se estudante de Universidade Pública;
- Comprovante de vínculo empregatício, se funcionários/servidores públicos;

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA:
- Para alunos, apresentar comprovante de conclusão do Ensino Médio em escola pública;
- Para alunos, comprovar BAIXA-RENDA (renda familiar menor que dois salários mínimos);
- Para aposentados que desejam aprender um instrumento, apresentar documento que comprovante a situação;

Outras informações: (88) 3611-5484

A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) está oferecendo às crianças e adolescentes, através dos seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras), colônias de férias com atividades lúdicas, recreativas e esportivas. A iniciativa é da Coordenadoria de Assistência Social e ocorre nos turnos da manhã e tarde.

"As atividades são abertas ao públicos dos seis Cras [Centro de Referência da Assistência Social] na sede e nos distritos e continuam até o fim do mês de janeiro", informa a gerente da Proteção Social Básica da Sedhas, Luizyland Lima.

Na primeira semana de atividades, os serviços promoveram torneios de futsal, gincanas e jogos populares, contação de histórias e visitas à Escolinha de Trânsito do Detran, dentre outras atividades. Os Cras receberam ainda estrutura de brinquedos infláveis para o lazer das crianças menores.

Endereço dos Cras AQUI

Durante reunião nesta sexta-feira (18/01), o prefeito Ivo Gomes foi reeleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral. O prefeito foi reconduzido ao cargo por unanimidade. Na ocasião, também foram aprovados a prestação de contas do Consórcio referente ao ano de 2018 e orçamento para 2019.

O consórcio gerencia a Policlínica Bernardo Félix da Silva, que oferece consultas especializadas, exames de diagnóstico e outros procedimentos; e o Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro de Sousa Moreira, que oferta gratuitamente atendimento especializado em odontologia para a população dos municípios que compõem o consórcio (Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota).

O consórcio recebe investimento do Estado do Ceará e dos 24 municípios participantes (a contribuição mensal é retida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Sobral é o maior contribuinte.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, apresentará, no próximo dia 22 de janeiro, no Auditório da Prefeitura, a Plataforma "Simplifica Sobral", que vai reduzir o tempo para emissão de licenças e alvarás de funcionamento para empresas.

Com a implantação do Portal será possível a emissão de diversos tipos de documentos, como alvará de funcionamento, alvará de construção, licenças sanitárias e ambientais. Sobral será o primeiro município do interior do Estado a contar com essa tecnologia. A nova ferramenta vai possibilitar ao contribuinte, de forma facilitada, a emissão dessas licenças de maneira online e simplificada.

Atualmente, as consultas são feitas de maneira física, onde os empresários precisam ir em todos os órgãos para obtenção de suas licenças. Para emissão de alvarás, o prazo médio atual é de 64 dias. Com a nova Plataforma, a expectativa é que a Prefeitura possa emitir os alvarás e as demais licenças num prazo de 5 a 10 dias úteis, resultando em um ganho considerável para as empresas e prestadores de serviços.

De acordo com Laílson Sousa, gerente do setor de Alvará de Funcionamento da Prefeitura e responsável pela implantação da Plataforma, todo o serviço será disponibilizado à população em três fases de lançamento. Na primeira, que entrará em funcionamento no dia 28 de janeiro, serão lançados 5 serviços: consulta de viabilidade locacional online, alvará de funcionamento simplificado, licença sanitária simplificada, isenção da licença sanitária e isenção de licenciamento ambiental. Esta primeira fase será direcionada às empresas de menor porte e de baixo risco.

Na segunda fase, voltada para o público da construção civil, os serviços incluirão: consulta de viabilidade locacional da construção civil, alvará de construção simplificado, isenção de licenciamento ambiental para construção civil e licença ambiental simplificada. Já a terceira fase, que será concluída em abril, será criado o alvará de funcionamento regular (voltado para empresas de alto risco), a isenção do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, bem como o próprio plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A plataforma, que foi desenvolvida pela Basis Tecnologia da Informação (com sede em Brasília), é uma parceria entre Prefeitura de Sobral e Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades. No município, a Plataforma Simplifica Sobral envolve quatro secretarias: Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), Orçamento e Finanças (Sefin), Secretaria da Saúde e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou, nesta quinta-feira (17/01), no Best Hotel Sobral, a conclusão do curso de garçom do projeto Sobral Profissionalizado, que integra o programa #ocupaJuventude. A cerimônia de encerramento, que teve carga horária de 240h/a, contou com a presença do secretário da STDE, Inácio Ribeiro.

O #ocupaJuventude é o maior programa de geração de oportunidades de Sobral. Ele envolve 12 projetos, 6 secretarias e beneficia jovens com idade de 14 a 29 anos de idade.