No início deste mês de janeiro, a Coordenadoria de Transportes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesec) iniciou a utilização de um sistema que visa minimizar as irregularidades cometidas por mototaxistas.

O sistema foi idealizado pelo coordenador de Transportes, Saulo Passos, e será utilizado somente pelos seis fiscais da coordenadoria, que vão alimentar o sistema com as irregularidades flagradas nas ruas, como: bata fora do padrão, capacete do passageiro na cor diferente da cor regulamentar, ausência de numeração no capacete do condutor e  de adesivo de identificação na moto, condutor reserva sem autorização e o desrespeito à fila nos pontos, assim como o desacato ao fiscal durante a fiscalização.

As irregularidades implicam no bloqueio das autorizações dos mototaxistas, que terão que se apresentar na Coordenação de Transportes e resolver as pendências. O objetivo é solucionar a maioria das irregularidades simples antes do recadastramento, que acontecerá no segundo semestre de 2020. “Dessa maneira a gente garante que a população ande com condutores habilitados, devidamente caracterizados, dentro das exigências da lei, e de modo seguro”, disse o coordenador Saulo Passos.

Outras informações: (88) 3611-3357 ou Sesep (Rua D. João do Monte, 519, Centro)


A Secretaria da Educação de Sobral divulgou o calendário da formação dos professores para o ano de 2020. Nos dias 27, 29, e 30 ocorrerá o seminário de abertura do ano letivo. As formações iniciam no dia 3 de fevereiro, mesma data de início das aulas.

Mensalmente, todos os professores da rede municipal de ensino participam das formações ministradas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Durante momentos, os professores recebem um acervo de sugestões para colocar em prática em sala de aula.

O programa de formação de professores da rede pública municipal de ensino teve início em 2001 e é uma das estratégias da política educacional do município. Os professores saem das formações mensais com o conteúdo definido do que vai ser ensinado em cada dia do mês até a próxima formação. Além de garantir um melhor aproveitamento do tempo em sala de aula, as formações e o planejamento também promovem a equidade em toda a rede.     

Calendário das formações 2020 AQUI    
Inscrições para o seminário de abertura AQUI

 O Centro de Saúde da Família Doutor Grijalba Mendes Carneiro, do bairro Coelce, e a equipe do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) realizaram, na manhã desta sexta-feira (24/01), na praça do Alto do Cristo, um café da manhã com o grupo de caminhada.

"Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre o Janeiro Roxo, com atividades alusivas à hanseníase, utilizando metodologias ativas como imagens impressas e palavras cruzadas sobre o tema", informou Carlos Romualdo, gerente do CSF Coelce.
 
Todos os Centros de Saúde da Família estão com uma programação diversificada voltada para a campanha "Conhecer para prevenir", de prevenção à hanseníase. 
 
“A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que tem cura e cujo tratamento é gratuito. É necessária a mobilização da sociedade, consciência e o empenho de cada um para controlar a hanseníase”, lembrou Regina Carvalho, secretária da Saúde de Sobral. 
 
Outras informações: (88) 3614-9039 (Vigilância Epidemiológica de Sobral)


A Secretaria da Educação de Sobral realizará, nesta terça-feira (28/01), o II Encontro de Estagiários da Educação de Sobral, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Educação a Distância (CED).

Todos os estudantes que estagiaram em 2019 na rede municipal de educação poderão inscrever trabalhos. Os três melhores em cada categoria serão premiados com certificado e medalha. Os estudantes terão 10 minutos para apresentação de suas experiências (em slide padrão).

Quem desejar participar do evento poderá realizar a inscrição ainda nesta segunda-feira (27/01). Todos os participantes receberão certificado de participação, que será enviado por e-mail.

Inscrições AQUI

O Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o Secretário da Educação, Herbert Lima, empossaram na noite desta quinta-feira (23/01), os 203 professores aprovados no concurso público realizado em 2018. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Educação a Distância (CED), com a participação de diretores e coordenadores das escolas municipais, além de familiares dos professores empossados. Essa é a quarta solenidade de posse de professores realizada nesta gestão. Ao todo, 529 professores efetivos foram empossados.

O secretário da Educação parabenizou os professores e destacou. "Vocês estão entrando em desafios que muitos dos colegas de vocês, sejam professores efetivos ou temporários, estão atravessando nesse momento. Desafios esses que são fundamentais para que a gente possa não só garantir e continuar o trabalho de excelente qualidade que já foi muito bem citado aqui, e que é de conhecimento de todos em relação ao ensino público no espaço de Sobral ”, disse Herbert Lima,

O prefeito Ivo Gomes deu as boas-vindas aos novos professores. ’’Parabéns, a vocês! Boa sorte! sejam felizes e continuem garantindo que Sobral garanta à nossa criançada e aos nossos adolescentes uma chance na vida, a chance através do conhecimento. ’’ Na ocasião, o prefeito assinou o projeto de Lei do reajuste salarial do magistério de 12,84%, percentual estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Foram empossados professores das áreas de Língua Portuguesa (59), Matemática (26), Ciências (30), Geografia (20), História (18), Educação Física (19), Artes (11) e Inglês (6) para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); e de Pedagogia (14) para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) da rede pública municipal de ensino. Os novos servidores assumirão as salas de aula no dia 3 de fevereiro, início do ano letivo nas escolas municipais

Também participaram da solenidade a vice-prefeita Christianne Coelho; representando o legislativo, a vereadora Socorrinha Brasileiro; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, Gilvan Azevedo; o diretor-presidente da Escola De Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes; e os técnicos da Secretaria da Educação de Sobral.

Confira a transmissão da solenidade de posse AQUI