Equipamento fundamental para evitar a intubação de pacientes com Covid-19, o capacete Elmo, tecnologia cearense, deve chegar ao Hospital de Campanha de Sobral ainda neste mês de março. Na manhã desta quinta-feira (04/03), os multiprofissionais da unidade hospitalar participaram, no Hospital Regional Norte, de uma capacitação para manuseio do equipamento.

Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo reduz em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Inicialmente, o Hospital de Campanha contará com 5 capacetes.

A formação, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o dispositivo, permite a experiência com o processo de manejo, que envolve a montagem, utilização no paciente, desmontagem e desinfecção do equipamento. A capacitação foi ministrada pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Na manhã desta quinta-feira (04/03), o tanque de oxigênio do Hospital de Campanha de Sobral foi substituído por um cilindro 3 vezes maior. Observado o aumento do uso de oxigênio na unidade, a ação foi realizada imediatamente pela equipe de engenharia clínica.

"Estamos agora com 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria. Como tem muito paciente usando em alto fluxo, tivemos que trocar por um tanque maior, para suprir a carência da grande quantidade de pacientes que estão internados", afirmou o diretor do hospital, Márcio Venício.

A aula inaugural do curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa será realizada nesta sexta-feira (05/03), às 14h, com transmissão pelo canal da Secretaria da Educação de Sobral no YouTube. O curso gratuito é voltado para educadores e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz.

O evento contará com a participação da vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; do prefeito Ivo Gomes; da secretária da Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela; do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; e da idealizadora do curso, Cristiane Holanda, da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria do Ceará.

O primeiro tema abordado no curso será “Comunicação Não-Violenta (CNV): um convite para uma mudança profunda de paradigma”. A aula será proferida por Sandra Caselato e Yuri Haasz, que têm mais de 10 anos de experiência em CNV no Brasil e em outros países.

Sandra é psicóloga e Yuri é mestre em Ciências Sociais e Relações Internacionais com foco em estudos de Paz e Resolução d Conflitos. É também o primeiro brasileiro certificado pelo Centro Internacional de Comunicação Não-Violenta dos EUA, fundado por Marshall Rosenberg.

O curso visa fortalecer os conhecimentos teóricos e práticos a respeito da Comunicação Não-Violenta e da Justiça Restaurativa, disseminando a Cultura de Paz em Sobral, no Ceará e em todo Brasil. As aulas serão realizadas ao vivo toda sexta-feira, às 14h, no YouTube.

Com carga horária de 20 horas, o curso é promovido pela Coordenação de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, em parceria com a  Secretaria Estadual da Educação e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Inscrições para a aula inaugural AQUI 
Inscrições no curso AQUI 
Assista à aula inaugural AQUI 

O prefeito Ivo Gomes se reuniu virtualmente, nesta quarta-feira (03/03), com representantes da Associação Comercial e Industrial de Sobral para dialogar sobre demandas dos empresários do município.

No encontro, a categoria solicitou ao prefeito sua intervenção junto ao governador Camilo Santana para a manutenção da sede da Associação no Centro, em um prédio pertencente ao Governo do Estado. O prefeito se comprometeu a levar o pleito para o chefe do Executivo estadual.

Os empresários também solicitaram ao prefeito melhorias na iluminação e na pavimentação do Distrito Industrial, às margens da BR-222.

Ivo Gomes se colocou a inteira disposição dos comerciantes e industriais para continuar o diálogo com a categoria. “Começamos uma conversa permanente e importante com os construtores de Sobral, desde o início do ano, e já conseguimos resolver muitos entraves na Prefeitura, e é isso que eu quero também poder fazer com os empresários”, enfatizou o prefeito.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), vem fortalecendo o apoio da avicultura caipira para produtores dos distritos de Sobral. Na última semana, o zootecnista da STDE, Francisco de Assis, visitou os produtores dos assentamentos Pedrinhas, Rafael Arruda, Casinhas, Picada Rozy, Campo Grande e Ipueirinha.

Na pauta, a organização dos agricultores familiares, visando potencializar a produção e viabilizar a comercialização dos produtos da avicultura caipira. Segundo Francisco de Assis, 145 famílias foram atendidas.

Além da avicultura caipira, outras atividades como bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura e pequenas infraestruturas de cerca, aprisco, currais e aviários também vêm recebendo apoio diariamente da Prefeitura de Sobral.