Nesta terça-feira (29/05), acontece a abertura do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral, na Praça do Patrocínio, a partir das 19 horas. O evento marca o início da programação que antecede a comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein, comprovada em Sobral, pela observação do mais famoso eclipse solar da história, em 1919.

Após o episódio, Sobral entrou para o cenário mundial, como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

Durante o “Ano Municipal das Ciências” serão realizadas palestras, exposições, congressos, simpósios e construído o “Monumento da Luz", por meio do Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo. Podem se inscrever no certame, até 18 de junho, equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um Arquiteto e Urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.

Durante o evento de abertura, os interessados poderão observar corpos celestes através de telescópios móveis disponíveis na Praça.

PROGRAMAÇÃO (29/05) - 19 horas

Solenidade oficial de abertura
- Assinatura do decreto que dispõe sobre a instituição do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral
- Palestra com o Professor Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC)

Apresentação do espetáculo "A Natureza da Luz", do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC)
Escrita por José Evangelista Moreira e Betânia Montenegro, “A Natureza da Luz” apresenta Isaac Newton e Christian Huygens em uma acalorada discussão sobre seus respectivos modelos para explicar o que é a luz e como ela se decompõe nas cores elementares. Surge, então, Albert Einstein, que informa aos dois sobre as novidades no entendimento do que é a luz do ponto de vista atual.

Abertura oficial da exposição "Centenário do Eclipse de Sobral"
A exposição traz fotografias da época e do fenômeno. Esse acontecimento, de extraordinária importância para a ciência mundial, esteve associado à comprovação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, que alterou profundamente a nossa visão sobre o universo. As observações feitas em Sobral transformaram Albert Einstein, de um cientista até então reconhecido apenas por seus pares na Europa, no cientista mais importante do século XX e no mais conhecido de todos os tempos.

Para observar o eclipse, deslocaram-se para Sobral expedições de cientistas brasileiros, americanos e ingleses, trazendo equipamentos modernos que seriam usados para observar e fotografar o fenômeno. Os cientistas e seus equipamentos chegaram de navio por Camocim, montaram seus acampamentos e se incorporaram à paisagem sobralense.

Aqueles dias marcaram a história da ciência e da humanidade. Hoje,a deflexão da luz observada em Sobral, é conhecida como micro lente gravitacional. Este fenômeno é utilizado para encontrar planetas fora do sistema solar (exoplanetas). Mais de 70 já foram descobertos.

Reabertura do Planetário de Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos (Secomp), abre processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal que possa atuar na execução de serviços de limpeza pública do município. As incrições tem início nesta segunda-feira (28/05) e podem ser feitas on-line ou presencialmente, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A contratação será por tempo determinado de um mês, podendo ser prorrogado a critério da administração pública. Tem como objetivo a diminuição de focos de proliferação das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), visando assegurar, dentre outras coisas, a melhoria da saúde pública. Haverá ainda a formação de cadastro de reserva. Os trabalhos devem ser iniciados dia 11 de junho.

O processo será realizado em uma única fase, consistindo na avaliação curricular dos candidatos. O resultado final será divulgado dia 07 de junho, no Diário Oficial do Município.

Inscrições AQUI

Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Sobral (COMDEMA), foram empossados nesta quinta-feira (24/05), durante evento realizado no Salão Saturno do Centro de Convenções. O colegiado, formado por 18 instituições, representantes do poder público e sociedade civil, será responsável por auxiliar o município em questões ambientais.

O secretário executivo do conselho, Jorge Trindade, reforçou, durante a posse, a relevância e o papel do órgão, pontuando a importância de democratizar e socializar as discussões, por meio de um conselho participativo e atuante.

O COMDEMA é composto por membros indicados pelos seguintes órgãos e entidades: I – Representantes do Poder Público: a) Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma); b) Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA); c) Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos (Secomp); d) Procuradoria Geral do Município (PGM); e) Câmara Municipal de Sobral (CMS); f) Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), por meio da Diretoria Regional de Sobral (DISOB); g) Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH); h) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); i) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). II – Representantes da Sociedade Civil Organizada: a) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral (STTR); b) Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Sobral); c) Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); d) Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); e) Diocese de Sobral; f) Associação Comercial e Industrial (ACIS); g) Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); h) Universidade Federal do Ceará (UFC); i) Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) participaram, de 7 a 11 de maio, em Fortaleza, de uma capacitação sobre licenciamento e fiscalização ambiental, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Participaram representantes de municípios em fase de estruturação do órgão ambiental de fiscalização e licenciamento. Eles tiveram acesso a estudos de caso relativos às atividades de fiscalização, licenciamento, monitoramento ambiental e gestão florestal.

 

 

A Secretaria da Educação de Sobral divulgou, nesta sexta-feira (25/05), o resultado final da seleção para Assistentes de Alfabetização, no âmbito do Programa Mais Alfabetização. Os profissionais aprovados serão lotados conforme a necessidade das escolas participantes do programa e sua disponibilidade de tempo.

O Assistente de Alfabetização desenvolverá atividades de apoio ao professor alfabetizador no fortalecimento do processo de alfabetização dos alunos regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Cada candidato poderá atuar em até oito turmas, com carga horária diária mínima de 60 minutos por turma, recebendo o valor correspondente a R$ 150,00 mensais por turma.

Outras informações: (88) 3677-1197
Resultado final AQUI