O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, enviou à Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (19/08), projeto de lei para isentar residências de trabalhadores rurais de baixa renda ou aposentados da cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). O projeto pretende beneficiar a população mais humilde e desprovida de renda.

Aqueles que residem na área rural, mas que não estão na categoria acima, também serão beneficiados pelo projeto e pagarão apenas 50% do valor cobrado em residências urbanas.

“O projeto visa garantir a justiça fiscal, reduzindo a carga tributária das pessoas com menos renda”, disse o secretário do Orçamento e Finanças, Ricardo Teixeira.


Artistas sobralenses participam, dia 29 de setembro, a partir das 20h30, da primeira edição do Festival Panelada, realizada no Porto Dragão, em Fortaleza. O evento mistura música com intervenções artísticas. A classificação é livre e o acesso gratuito.

Confirmaram presença Felipe Castro e Germana Brito, com as performances “Solar” e “Procura-se Sombra”, respectivamente; Coletivo Transvê, com um projeto de intervenção urbana; e as bandas Procurando Kalu, Colorida Banda e L.P. As apresentações musicais contarão com participações especiais de BRIAR, Marlos Vieira, Leticia Muniz e Alice David.

O evento é uma realização do Toca da Matraca, com apoio do Porto Dragão e Ecoa Sobral.

Confirme presença AQUI

O Theatro São João receberá, neste sábado (22/09), a partir das 20 horas o show de lançamento do novo single da banda Heredtarius, "Alguém melhor", do disco “O mundo é meu lugar”, que trata de temáticas contemporâneas, com poesias modernas e arranjos que integram variadas linhas do rock e indie rock.

A banda sobralense Heredtarius, foi formada em 2000 com o objetivo de tocar em eventos universitários. Hoje, toca em diversos eventos em Sobral e em outras cidades e estados. De início tocava músicas de bandas de rock nacional e internacional, mas logo o grupo passou a produzir suas próprias composições, misturando indie rock e sons inspirados no rock inglês e nacional.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: livre

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realiza, de 21 a 27 de setembro, a X Semana da Pessoa com Deficiência, que traz como tema "Políticas e inclusão das pessoas com deficiência: um direito de todos".

"Convidamos toda a sociedade, pessoas com deficiência, professores e alunos a se fazerem presentes nesses momentos que serão de suma importância para a luta das pessoas com deficiência", convida Cristina Nunes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento inicia com uma solenidade premiação do "Selo de Acessibilidade", conferido às instituições e empresas que se comprometeram e investiram na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência. Na ocasião, será ministrada, Rubinho Linhares, a palestra "Quebrando as barreiras do preconceito, inclusão e direitos a luz da Lei Brasileira de Inclusão".

A programação geral é composta por palestras, fórum, seminário, caminhada e pautas nos meios de comunicação. Inscrições e solicitações de certificado de participação devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Formulário de inscrição AQUI
Programação e outras informações AQUI


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), vai realizar o I Circuito Sobralense de Esportes. A ação pretende promover competições em diversas modalidades: basquete, handebol, vôlei (de quadra e praia), futevôlei, tênis de mesa, xadrez, skate street, BMX Parking (competição com bicicletas) e lutas (boxe olímpico, jiu-jitsu e karatê).

O projeto visa fomentar e potencializar o desenvolvimento do esporte de rendimento no município. O circuito terá vagas limitadas e contempla modalidades nas categorias Sub-17 e adulto, aberto para homens e mulheres.