Colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) participaram, na tarde desta quarta-feira (20/03), na sede da Diretoria Operacional (bairro Dom Expedito), de uma série de ações voltadas para a prevenção de doenças, com uma equipe multiprofissional da Unimed. Todos receberam orientações com base em avaliação física, com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

As atividades tiveram como objetivo a promoção da saúde e prevenção de doenças, de modo a incentivar mais qualidade de vida para os servidores, tendo como proposta a inserção de hábitos saudáveis. A organização foi da gerência de Gestão de Pessoas, do Serviço Social e da Comissão de Eventos do SAAE. O grupo gestor foi representado pelo diretor operacional, Davi Sousa Vasconcelos.

 A equipe da Unimed foi formada pela nutricionista Marília Pereira, pela educadora física Jacqueline Lima, a enfermeira Camila Dias e a técnica de enfermagem Mônica França.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sobral completa neste mês de março 15 anos de funcionamento. O Centro  realiza em média 1.851 atendimentos por mês. A unidade oferece atendimento especializado em saúde bucal, dando continuidade ao trabalho realizado nos Centros de Saúde da Família.  

O CEO está preparado para oferecer à população serviços de prótese dentária; periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canais), cirurgia oral menor (boca de pequeno tamanho), ortodontia (correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares) e atendimento a portadores de necessidades especiais (doenças crônicas, distúrbios do comportamento, de comunicação, transtornos psiquiátricos, síndromes, dentre outras).

O CEO de Sobral trabalha com ações e serviços voltados para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico especializado gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

A inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sanitarista Sérgio Arouca, ocorreu em 17 de março de 2004, uma data histórica não só para o município de Sobral, mas para todo o Brasil, pois durante a inauguração foi lançada a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente, sendo o CEO de Sobral o primeiro do Brasil vinculado a este Programa.


Funcionando na Margem Esquerda do Rio Acaraú, o Museu Madi de Sobral está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Único de seu gênero em solo brasileiro, o espaço possui diversas obras de arte doadas por artistas do movimento Madi do mundo inteiro e mais de 25 peças restauradas.



O prefeito Ivo Gomes esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (20/03), com representantes da Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC) para discutir a realização da Exponorte 2019.

Participaram ainda da reunião o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro, e a coordenadora da Agricultura e Pecuária da pasta, Luíza Barreto.

Um grupo de trabalho entre a Prefeitura e os membros da associação foi montado para o desenho do plano de trabalho do evento, que deverá ocorrer de 02 a 07 de julho, no Parque de Exposições.

Durante o encontro, o prefeito reiterou que o Parque de Exposições estará à disposição da associação para realização da Exponorte. “Queremos, enquanto Prefeitura, que o evento seja ainda melhor do que o do ano passado”, frisou Ivo Gomes.


A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e da Educação, prorroga as inscrições para os Jogos Escolares Sobralenses (JES) até dia 22 de março (sexta-feira).

Um congresso será realizado dia 27 de março (quarta-feira) com os técnicos das equipes e demais representantes das instituições de ensino. O evento acontece na sala de reuniões da Secjel, às 9 horas.