A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realiza, de 21 a 27 de setembro, a X Semana da Pessoa com Deficiência, que traz como tema "Políticas e inclusão das pessoas com deficiência: um direito de todos".

"Convidamos toda a sociedade, pessoas com deficiência, professores e alunos a se fazerem presentes nesses momentos que serão de suma importância para a luta das pessoas com deficiência", convida Cristina Nunes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento inicia com uma solenidade premiação do "Selo de Acessibilidade", conferido às instituições e empresas que se comprometeram e investiram na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência. Na ocasião, será ministrada, Rubinho Linhares, a palestra "Quebrando as barreiras do preconceito, inclusão e direitos a luz da Lei Brasileira de Inclusão".

A programação geral é composta por palestras, fórum, seminário, caminhada e pautas nos meios de comunicação. Inscrições e solicitações de certificado de participação devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Formulário de inscrição AQUI
Programação e outras informações AQUI

Com o tema “Tecnologias da Educação: passado, presente e futuro”, o XVII Congresso de História da Educação do Ceará reunirá em Sobral, de 20 a 23 de setembro, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais de todo país que desenvolvem pesquisas na área. A abertura do evento foi realizada na quinta-feira (20/09), às 18h, no Teatro São João, onde aconteceu o credenciamento e a conferência de abertura.

A abertura do congresso contará com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; da professora PhD. Teresa Cardoso, vinculada à Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), e do professor Dr. Daniel Mill da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A partir de sexta-feira (21/09), a programação acontece no Centro de Educação a Distância (CED), com minicursos, mesas-redondas, sessões de comunicações, apresentação dos trabalhos científicos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

O XVII Congresso de História da Educação do Ceará tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, com diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta: Histórias da Tecnologia Educacional – Educação a Distância e Inclusão Digital.

- Veja a programação completa AQUI.

Na última quarta-feira (12/09), o grupo de convivência Sagrada Família, composto por moradores dos bairros Campo dos Velhos e Junco, participou de um momento diferente, fazendo um passeio no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral.

O objetivo do passeio foi proporcionar um momento de lazer saindo dos locais convencionais do território. O ponto partida foi da Estação do VLT do Campo dos Velhos, passando por diversos pontos da cidade.

A ação contou com o apoio da residência multiprofissional saúde da família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, agentes comunitários de saúde e NASF. O grupo de convivência Sagrada Família, conta hoje com 25 participantes entre homens e mulheres, adultos e idosos.

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia informa que as inscrições para participantes da Mostra Saúde É Meu Lugar estão abertas até o dia 23 de setembro de 2018 (domingo). O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de Sobral.

O evento objetiva o compartilhamento de experiências nos territórios, fomentando a participação social e o fortalecimento contínuo do SUS. Dentro da programação também está incluída a I Mostra de Educação Popular em Saúde, a IV Mostra de Integração Ensino-Serviço-Comunidade de Sobral e a I Mostra dos Conselhos Locais de Saúde de Sobral.

Link de Inscrição: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
 

 

A Prefeitura de Sobral e o Ministério do Esporte iniciaram a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) da Zona Norte do Estado do Ceará. Os serviços estão orçados em R$ 4 milhões.

Construído no Bairro Dom José, o espaço que tem como objetivo beneficiar jovens atletas em diferentes modalidades esportivas, com potencial para a realização de 13 modalidades olímpicas (como esgrima, ginástica olímpica, badminton, judô, vôlei, entre outras) e seis paraolímpicas (como halterofilismo, goalball, voleibol, judô, por exemplo).

Sobral foi uma das seis cidades do Ceará contempladas com o Centro de Iniciação ao Esporte. Ao todo foram 226 municípios selecionados em todo o Brasil. O projeto faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Com previsão de entrega à população em janeiro de 2019, o equipamento será composto por um ginásio poliesportivo modulado, pista de atletismo, campo para prática de arremesso olímpico e Areninha.

#CentroDeIniciaçãoAoEsporte
#MinistérioDoEsporte #OcupaSobral #Secjel #PrefeituraDeSobral