O chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, coordenou um encontro com secretários municipais para avaliar o andamento das obras da Praça do Microempreendedor, que substituirá a antiga feira vulgarmente conhecida como ‘Feira dos Malandros’. Com mais de 30% dos serviços executados, a obra deve ficar pronta ainda no primeiro semestre de 2020.

A Praça do Microempreendedor contará com 54 boxes comerciais, além de praça de alimentação com outros 7 boxes. Para terem acesso aos locais de comercialização, os interessados deverão concorrer em um Edital de Ocupação, que está sendo preparado por técnicos da Prefeitura.

A Praça irá compor o entorno da Estação de Belas Artes juntamente com outros equipamentos, como areninha (para futebol), quadra de tênis, playground, pista de skate, academia ao ar livre e terminal rodoviário para ônibus e vans.

Participaram da reunião o secretários David Bastos (Infraestrutura); Marília Ferreira Lima (Urbanismo e Meio Ambiente); Erlanio Matoso (Segurança e Cidadania); Inácio Ribeiro (Trabalho e Desenvolvimento Econômico); e Julio Cesar (Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social).


Inserida nas ações da campanha do Unicef “Por uma infância sem racismo”, a Brinquedoteca Municipal de Sobral fará, no mês de setembro, a contação de histórias com a temática “O menino de todas as cores”. As atividades serão realizadas em todos os Centros de Educação Infantil nos turnos manhã e tarde.

Durante os encontros, os educadores sociais realizarão apresentações artísticas, nas quais os estudantes poderão conhecer a história de uma criança africana que em sua canoa irá encontrar meninos de outras cores e assim compartilhar a felicidade da descoberta de outras etnias.

A Brinquedoteca Pública Municipal faz parte da Secretaria da Educação de Sobral e funciona no subsolo da Biblioteca Pública Lustosa da Costa, na Margem Esquerda do Rio Acaraú. O objetivo é promover o aprendizado e garantir o “direito de brincar” para crianças e adolescentes. Saiba mais: (88) 3611-1000.

A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Infraestrutura (Seinf) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), está finalizando a construção do Parque Pajeú, que já se encontra com 95% de suas obras concluídas. Foram investidos mais de R$ 5 milhões dos Tesouros Municipal e Estadual. O novo parque deve ser inaugurado ainda neste segundo semestre.

O Parque Pajeú recebeu piso intertravado, ciclovia, areninha, estacionamento (com 56 vagas), caramanchões e iluminação em LED. Um serviço de urbanização no entorno do parque também está sendo realizado, além da abertura de uma via entre a Rua do Império e Rua Maria Alice.


A Secretaria da Educação de Sobral divulgou o resultado das inscrições deferidas para a Especialização em Ensino de Matemática oferecida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do programa Cientista Chefe em Educação Básica.

A aula inaugural será realizada dia 14 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral - Mucambinho. Os encontros serão realizados quinzenalmente aos sábados até dezembro de 2020

- Veja as inscrições deferidas, clicando aqui.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), está avançando nas obras de construção do Parque Evangelina Saboya (no bairro Sinhá Sabóia). A obra conta com recursos municipal e estadual, num total de mais de R$ 3 milhões. O novo Parque está sendo erguido no local que antes era conhecido como “Suvaco da Cobra”, um ambiente degradado, com áreas de alagamento e que agora se tornará um amplo espaço de convivência.    

O novo parque, que já está com 75% das obras concluídas, terá uma área de 22.780 m² aproximadamente. 

A construção do Parque Evangelina Saboya inclui pavimento de piso intertravado, piso de concreto polido, grama, paisagismo, academia ao ar livre, playground, anfiteatro, quadra de esportes, quadra de vôlei de areia e ciclovia. 

O projeto contempla a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida para a comunidade, com a criação de praças e espaços de convivência com equipamentos de esporte e lazer, a melhoria do sistema viário, estacionamento, padronização das calçadas, desobstrução e limpeza da área alagadiça (ampliando suas dimensões) e ampliação da vegetação através do plantio de árvores.

Além disso, 54 famílias que moravam no local em condições precárias, estão recebendo novas unidades habitacionais. Essas famílias serão reassentadas no conjunto Jatobá Residence (na Cohab II) que está sendo construído pela Prefeitura. 

Além de moradias, o novo residencial vai contar com área verde, espaço de lazer, saneamento e melhores condições de vida para as famílias.