O Ministério da Saúde, por meio do Departamento da Atenção Básica e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, selecionou algumas cidades em todas as regiões do país, entre elas Sobral, para servirem de modelo para estudos sobre condições de doenças negligenciadas no Brasil (aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e que são consideradas endêmicas em populações de baixa renda).

Um encontro foi realizado no auditório da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Sobral, na manhã desta sexta-feira (15/03). “Iremos oferecer uma formação integral de saúde, que vai oferecer um aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde e profissionais de nível superior, com cursos de atualização sobre esses agravos”, afirmou Melquia Lima, técnica do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Sobral foi escolhido como município modelo por estar situado na caatinga e ser referência para diversos municípios da região norte do Ceará, além notificar de forma significativa doenças como hepatites, hanseníase, tuberculose, leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral, doenças diarreicas aguda e tracoma.

“Mostramos através dessa escolha que estamos realizando uma busca ativa intensiva nos casos de doenças, pois notificamos os casos e realizamos um trabalho junto à comunidade quando necessário”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.

Atenção meninas, preparem as chuteiras e vamos juntas mostrar que também temos bola no pé!!

A Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), por meio das Estações Juventude abre inscrições para o I Torneio de Futsal Feminino, que integra a programação do Mês da Mulher.

O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de março, das XXh às XXh, no Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu. As inscrições estão abertas até 22 de março nas Estações Juventude (P. Albani, Novo Recanto, Parque do Mucambinho e Nova Caiçara) e online através do link: https://goo.gl/forms/oIMMMk9ZNZzgjPKL2 .

Inscreva seu time e não deixe de participar!

#ITorneiodeFutsalFeminino
#EstaçãoJuventude #GirlPwr
#ocupaSobral #Secjel #PrefeituradeSobral

A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos e do seu Núcleo da Criança e do Adolescente iniciou as atividades do projeto "Cá entre nós", uma ação permanente que objetiva realizar vivências, reflexões, debates e construir processos de participação e educação em direitos humanos. A ação é realizada em parceria com a Superintendência do Sistema Socioeducativo do Ceará, ligada à Secretaria da Proteção Social, Mulheres, Justiça e Direitos Humanos (SPS).

A primeira atividade foi realizada na manhã desta sexta-feira (15/03) com adolescentes e socioeducadores do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente. O projeto atenderá 40 adolescentes e suas famílias e cerca de 30 socioeducadores que passarão por capacitação em processos participativos e significativos para narrativas socioeducativas e educação em direitos humanos.

A metodologia do projeto será executada através de encontros quinzenais, que terão como objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento socioeducacional do público participante do projeto, desenvolvendo ações complementares, espaços e encontros que oportunizem a reflexão conjunta entre os adolescentes, suas famílias e educadores sobre a temática.

"O projeto vai contribuir institucionalmente para construção de uma cultura de paz, incentivar outros olhares e significados sobre os direitos humanos e, sobretudo, irá colaborar com a redução de toda e quaisquer faces da violência institucional. Será com a união de todos, adolescentes, mães, pais e educadores, que buscaremos alternativas para que os atendidos no Centro Socioeducativo refaçam suas histórias de vida. Se Deus quiser, nós veremos estes adolescentes e jovens com novas trajetórias e projetos de vida", afirmou o coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, que destacou também o compromisso da gestão em executar políticas públicas para as juventudes.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realiza, de 20 a 22 de março, a Festa Anual das Árvores. O evento tem como objetivo sensibilizar sobre a conservação e divulgar a importância das árvores.

Essa edição contará com palestras e debates com foco na “Arborização x Clima”, além de minicursos, distribuição e plantio de mudas, oficinas e visitas ao Horto Municipal José Cisney (Bonfim). Todas as ações serão voltadas ao Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS).

A árvore símbolo homenageada esse ano será o pau-branco (Cordia Oncocalyx), originária da caatinga. A espécie é endêmica, de pequeno porte, bem representada no município e recomendada para a ornamentação de ruas e praças. Chama atenção pela intensa floração branca, perfumada e pelos frutos que permanecem mesmo depois da queda das folhas. 

O PAS foi elaborado em 2018 como instrumento de planejamento, execução e gestão da arborização urbana por meio de diretrizes de plantio e conservação das árvores em logradouros públicos, praças, parques e jardins para curto, médio e longo prazo. Ele contempla ainda ações de educação ambiental que, por sua vez, surgem da necessidade de manter a população sobralense em forte atuação com as questões da arborização.

Programação e inscrições AQUI

1° Dia: 20/03 (Quarta)

MANHÃ

Atividade: Abertura Oficial da Festa Anual das Árvores 2019.

Público: Estudantes, parceiros e sociedade em geral.

Local: Auditório Central da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

Realizadores: Prefeitura Municipal de Sobral – Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, Agência Municipal do Meio Ambiente – AMA e

Coordenação do Curso de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

07:30 - Credenciamento.

08:30 -  Ato institucional de abertura.

09:00 - PALESTRA 1

Tema : “As árvores e o clima – Uma conversa sobre a importância do Plano de Arborização Urbana do município de Sobral”.

Palestrante: Bruno Ary Ferreira – Diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA.

10:00 - PALESTRA 2

Tema: “No clima da Caatinga”.

Palestrante: Sandino Silva – Biólogo e Coordenador de Educação Ambiental da Associação Caatinga.

TARDE

13:30 às 17:30: MINICURSOS E OFICINAS

MINICURSO 1: “ Plantas invasoras em ecossistemas naturais aquáticos e terrestres”.

Público Alvo: Estudantes de áreas afins.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA - Campus Betânia.

Responsável: Curso de Biologia da UVA.

Facilitadora: Dr ª Marízia Menezes Dias Pereira – Profª Auxiliar do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora – Portugal.

MINICURSO 2: “ Empoderando a Caatinga”.

Público Alvo:  Professores do Ensino Fundamental II.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA - Campus Betânia.

Responsável: Curso de Biologia da UVA.

Facilitadora: Dr ª Bianca Terra – Prof ª do Curso de Biologia da UVA.

OFICINA 1: “Poda Urbana”.

Público Alvo: Estudantes de áreas afins e público em geral.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA – Campus Betânia.

Responsáveis: AMA e Curso de Biologia  – UVA.

Facilitador: Ricardo Barros  – Engenheiro Agrônomo da AMA.

2°Dia: 21/03 (Quinta)

MANHÃ

08:00 -  PALESTRA 3

Tema : “Clima e Conforto Térmico da Cidade de Sobral: a importância dos fatores naturais locais e os impactos da especulação imobiliária”.

Palestrante: Francisco Gerson Lima Muniz – Mestre em Geografia pela UVA e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE (PropGeo-UECE).

Local: Auditório Central da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

09:30 - PALESTRA 4

Tema: “Legislação ambiental com foco na arborização urbana”.

Palestrante: Tiago Silva Bezerra – Diretor de Fiscalização e Licenciamento da AMA.

Local: Auditório Central da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

TARDE

13:30 às 17:30: MINICURSOS E OFICINAS

MINICURSO 1: “ Plantas invasoras em ecossistemas naturais aquáticos e terrestres”.

Público Alvo: Estudantes de áreas afins.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA – Campus Betânia.

Responsável: Curso de Biologia da UVA.

Facilitadora: Drª Marízia Menezes Dias Pereira – Profª Auxiliar do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora – Portugal.

MINICURSO 3: “ Eu acho que vi um passarinho: introdução à observação de pássaros”.

Público Alvo: Estudantes em geral.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA.

Responsável: Curso de Biologia da UVA.

Facilitadores: Drª Daiane Kochhann – Prof ª do Curso de Biologia da UVA, Ícaro Fontenele e Thamylles Alves – Alunos do Curso de Biologia da UVA.

OBS.: Quem possuir máquina fotográfica ou binóculo deve levar.

OFICINA 2: “Compostagem doméstica”.

Público Alvo: Estudantes de áreas afins e público em geral.

Local: Salas de aula do curso de Biologia da UVA – Campus Betânia.

Facilitadora: Letícia Lacerda Freire – Engenheira Ambiental e Técnica de Laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Responsáveis: Curso de Biologia da UVA e IFCE.

3°Dia: 22/03 (Sexta)

MANHÃ

Horário: 07h

Atividades: Dia de Campo e Oficina.

Público: Estudantes e agricultores.

Local: Horto Municipal de Sobral – Setor 06 do Bonfim.

Tema da Oficina: ‘‘Enxertia e Alporquia’’.

Facilitadores: Diogo Bezerra - Engenheiro Agrônomo, Oseias Macedo - Engenheiro Agrônomo, Auricélio Machado - Técnico em Agropecuária.

Responsáveis: AMA , Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico – Coordenação de Agricultura e IFCE.

NOITE

Horário: 19 às 22h.

Local: Faculdade Luciano Feijão - FLF.

Público: Alunos dos cursos de Psicologia e Direito da FLF.

Atividade 1: Exposição Fotográfica“RETRATOS DO SEMIÁRIDO”, de Margareth Muniz - Bióloga e Gerente de Educação Ambiental da AMA.

Atividade 2: Palestra “As Árvores e o Clima – uma conversa sobre o Plano de Arborização Urbana de Sobral”.

Facilitador: Bruno Ary Ferreira – Diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA.

Atividade 3: Cine Ambiental.

Atividade 4: Distribuição de mudas.

Responsáveis: AMA, Faculdade Luciano Feijão - FLF e Serviço Social do Comércio – SESC.

 

Faça sua inscrição AQUI