As escolas municipais de Sobral realizam, até o dia 11 de janeiro, a matrícula dos alunos novatos. Os pais ou responsáveis dos alunos novatos devem se dirigir à escola mais próxima de sua residência, das 8h às 15h, com a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, cartão de vacinação, cartão do SUS e uma cópia do comprovante de residência.

As aulas da rede municipal de ensino de Sobral terão início no dia 4 de fevereiro de 2019. Os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental receberão kits com material escolar, contendo cadernos, canetas, lápis, borracha, apontador, régua, cola, massa de modelar, esquadro, conjunto de lápis de cor, tinta guache, pincel e tesoura, além de fardamento completo.

A rede municipal de ensino conta com 59 escolas, que atendem cerca de 34 mil estudantes da Educação Infantil e de 1° ao 9°ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno da noite. Os estudantes que cursarão séries não oferecidas na própria escola serão remanejados para outra escola considerando sempre a proximidade da residência do aluno.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza, nesta quinta-feira (10/01), a partir das 8 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Rua Cmte. Maurocélio Rocha Pontes, 100 - Derby Club), a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às violências", o encontro tem como objetivo discutir prioridades a serem apresentadas nas conferências estadual e nacional.

"Após o processo de conferências livres, com grande protagonismo das nossas crianças e adolescentes, vamos realizar agora a Conferência Municipal, que busca trabalhar a importância da proteção integral, da diversidade e da prevenção às diversas formas de violência. Neste processo, as crianças e adolescentes também serão protagonistas, participando da Conferência, pois não podemos falar sobre o futuro deles sem a participação deles", afirma Savanya Shell de Oliveira, presidente do CMDCA.

A Conferência vai discutir propostas a partir de cinco eixos temáticos: Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


 
Alunos do 3º ano do Ensino Médio do município de Amontada (CE) visitaram os equipamentos culturais Museu Dom José, Planetário, Praça do Theatro São João, no dia 18 de dezembro, também estiveram no Restaurante Popular e Cinema Sobral Shopping. O grupo era composto por 40 estudantes e cinco professores em comemoração como destaque de melhor turma do ano.

A ação foi coordenada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), e contou com a parceria da Delrio Refrigerantes, e da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

Há 13 anos prestando serviço à população sobralense, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade, realiza mensalmente 6.017 atendimentos. A unidade conta com 15 especialidades médicas e mesmo sendo municipal é de referência regional.

Para conseguir ofertar mais de seis mil atendimentos por mês, foi implantado no CEM, em junho de 2017, a Metodologia Lean, que tem como objetivo melhorar os processos de trabalho e organizar os fluxos do serviço, diminuindo filas de espera e tempo de atendimento, resultando no aumento da satisfação dos usuários e na agilidade dos tratamentos.

"Essa metodologia utilizada aqui no CEM está dando uma maior credibilidade ao serviço prestado à população, além de ajudar num diagnóstico mais rápido, refletindo diretamente no tratamento precoce contra o câncer, deixando-o mais eficaz", afirmou a gerente do CEM, Walkira Viana.

Outra melhoria verificada é o acompanhamento dos resultados dos exames, que caso apresentem alguma alteração, a própria unidade se responsabiliza por cuidar da situação, comunicando ao paciente sobre a prontidão do exame e a marcação da consulta com o especialista na própria unidade, para que o resultado seja avaliado e dado início ao tratamento.

Atualmente o CEM realiza mais de 780 exames mês, entre raios X (304), ultrassonografias (333) e mamografias (134). A unidade de saúde também realiza cirurgias ambulatoriais, onde a média mensal chega a 123.

O CEM oferece para a população serviços especializados em cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, pré-natal de alto risco, oftalmologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia adulto, proctologia, psiquiatria e urologia.

PRÊMIO

O Centro de Especialidades Medicas (CEM) de Sobral, conquistou o primeiro lugar nos painéis Lean do VI Congresso Internacional de Oncologia D’Or. O Tempo Médio de Atendimento (TMA) do CEM, em apenas seis meses de implantação da metodologia Lean conseguiu reduzir de 95 dias para 23 dias o tempo de atendimento entre a realização do exame de biópsia, o resultado e a consulta de retorno para iniciar o tratamento.

“Com o apoio do prefeito Ivo Gomes, implantamos há um ano e seis meses a metodologia Lean de potencialização de resultados no CEM, estabelecemos metas de tempo e qualidade no atendimento. Hoje, o CEM está colhendo bons frutos e buscando melhorar cada vez mais”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou, nesta quinta-feira (27/12), o plantio de 250 mudas nativas nas imediações e na obra de urbanização da Lagoa José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Terrenos Novos.

“O plantio de árvores vai embelezar e amenizar o clima no parque, tornando o espaço mais atrativo ao convívio da comunidade, e promover uma recuperação do ecossistema nativo, atraindo também aves e pequenos animais para a área verde.” destaca Bruno Ary, diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação. A iniciativa faz parte do plano de arborização do município que pretende orientar o plantio de mudas nas calçadas e área públicas, evitando o conflito entre plantas com equipamentos públicos, como fios, postes, tubulações e sinalização de trânsito.

As espécies plantadas foram: Pau branco; Ipê Roxo; Paineira; Canafistula; Piroá; Pajeú; Pau ferro e Ingá. A ação contou com o apoio da Diretoria de Parques, Jardins e Unidade de Conservação e dos moradores que se inscreveram para adoção de árvores nas suas calçadas.