De acordo com o Plano de Retomada, a Prefeitura de Sobral informa que as empresas autorizadas a funcionar na fase de transição, que inicia nesta quarta-feira (01/07), vão necessitar emitir um certificado de reabertura. O documento é obrigatório e deve ser colocado na entrada do estabelecimento junto com o protocolo de segurança que será adotado (consulte os protocolos AQUI). 

Todos os certificados, que serão disponibilizados de acordo com cada fase de flexibilização, vão possuir um QR code de segurança, para garantia da veracidade do documento pela Vigilância Sanitária.

Para cada endereço de funcionamento da empresa, deverá ser impresso um certificado, com seu respectivo protocolo. Em caso de qualquer descumprimento do Plano de Retomada, a Vigilância Sanitária pode ser acionada pelo telefone (88) 3611-2223.

Na página para emissão do certificado (clique AQUI), o responsável pela empresa poderá também imprimir material com informações de ações comportamentais de prevenção ao coronavírus, caso não possuam seu próprio material gráfico. A comunicação visual é um dos requisitos obrigatórios dos protocolos.

A Prefeitura reforça que mesmo os estabelecimentos que não fecharam durante o período de isolamento social precisam emitir o certificado. 

Passo a passo

1. acesse agendasol.sobral.ce.gov.br/autorizacao
2. Escolha a opção “autorização de reabertura”
3. Preencha todos os campos e clique em “salvar”
4. Na próxima tela confira os dados. Você pode “corrigir” ou “salvar”
5. Na última tela você pode fazer o download da autorização, dos protocolos e do material gráfico (cartazes)

Outras informações: (88) 98146.5243

O Contencioso Administrativo Tributário do Município de Sobral (Contrim) retomará suas atividades, a partir desta quarta-feira (01/07), de modo virtual, por meio da plataforma ZOOM. O primeiro julgamento inicia a partir das 14 horas. A ação busca assegurar à população uma administração tributária de qualidade.

Os interessados em assistir às sessões, que são públicas, devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e realizar uma inscrição.

O Contrim é um órgão colegiado que analisa as demandas dos contribuintes, sem quaisquer custos, com celeridade e garantia dos direitos de defesa constitucionais. Conta com a participação da sociedade civil, representando os contribuintes, através de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), além da própria administração pública, em regime de paridade.

A importância da retomada das atividades vai ao encontro da busca da justiça fiscal e da segurança jurídica nas relações entre o Fisco (conjunto de órgãos públicos responsável pela determinação e arrecadação de impostos, taxas, etc.) e os contribuintes.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), por meio da Gerência de Água, informa, nesta terça-feira (30/06), paralisação temporária no abastecimento do distrito de Pedra de Fogo e das localidades de Pau D’Arco, Paudarquinho, Lagoa do Meio, Ponta da Serra e Aroeiras, em virtude de problema eletromecânico no sistema de bombeamento.

A estimativa é de que os trabalhos de reparo sejam concluídos até 9h30min desta quarta-feira (01/07). Depois deste horário, a distribuição de água voltará gradativamente em todas as áreas atingidas. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas.

O SAAE alerta que a paralisação pode ocasionar alterações na turbidez e coloração da água.

O SAAE pede a compreensão dos moradores e destaca que trabalha para garantir água para a população de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos a população pode entrar em contato com o SAAE pelos canais de atendimento: site www.saaesobral.com.br ou telefones 0800.283.0195, (88) 98129-1704, 98143-4795 e 98129-8102 (whatsapp). Também estão disponíveis os telefones da presidência da autarquia: (88) 98122-2268 e (85) 99994-1190.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, abriu nesta terça-feira (30/06) o processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de médico auditor e médico generalista, destinado ao Sistema Municipal de Saúde. O processo seletivo se dará através de uma única fase: avaliação curricular (análise e pontuação de títulos e documentos).

Médicos auditores podem escolher a carga horária de 40 horas semanais, com remuneração base de R$ 9.412,00; ou 20 horas, com remuneração base de R$ 7.200,00. Nos dois casos é necessário especialização em auditoria médica ou experiência profissional como médico auditor na administração pública, voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS), de no mínimo seis meses.

No caso dos médicos generalistas a carga horária é de 40 horas (4 horas poderão ser dedicadas a atividades de educação permanente em saúde). É necessário apenas diploma de graduação e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). A remuneração é de R$ 8.792,00, que pode ser acrescida da Gratificação de Incentivo ao Trabalho para Melhoria dos Indicadores de Saúde no valor de R$ 4 mil. No caso de deslocamento para os distritos será acrescido R$ 0.40 por quilômetro.

A contratação acontecerá mediante termo de contrato administrativo, por tempo determinado de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública. A aprovação e a classificação final na seleção não assegura aos candidatos a contratação, somente a expectativa de serem contratados.

Cronograma

30 de junho a 1º de julho - Inscrições (o e-mail deve ser enviado obrigatoriamente das 8h às 17h)
Dia 2 - Avaliação curricular e resultado da avaliação
Dia 3 - Interposição de recursos
Dia 4 - resultado dos recursos e resultado final

Edital 008/2020 AQUI

O Hospital de Campanha Doutor Francisco Alves, administrado pela Prefeitura de Sobral com o objetivo de ampliar a quantidade de leitos voltados ao tratamento da Covid-19, também oferta aos pacientes apoio psicológico durante o período de internação hospitalar.

Além da condição de adoecimento provocada pelo coronavírus, os pacientes sentem o impacto emocional da internação e da distância de suas casas e familiares, que gera todo um conjunto de sofrimentos.

O serviço de atendimento psicológico acontece em parceria com a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental (RAISM). O psicólogo Aristides Parente, que rotineiramente realiza os acompanhamentos, explica que “as reações afetivas mais intensas como angústia, medo de morrer, insegurança, ansiedade, solidão e saudade têm sido as mais evidentes ao longo dos atendimentos”.

Aristides destaca ainda que alguns pacientes não conseguem entender como ocorreu o processo de adoecimento e, por isso, passam a ter mais dificuldade em entender seu próprio tratamento e a importância da internação.

O acompanhamento psicológico, realizado a partir de uma avaliação inicial, possibilita identificar em cada paciente algumas necessidades afetivas e cognitivas que possam ser atenuadas com psicoterapia breve de apoio emocional, psicoeducação e outras articulações. A ação contribui para uma assistência mais humanizada durante o período marcante que é a internação hospitalar.