O coordenador especial do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), Anderson Freitas, da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), participou de uma reunião sobre o plano de trabalho da Consultoria Recicleiros, empresa contratada pelo Governo do Estado do Ceará para elaborar o modelo operacional das Centrais Municipais de Reciclagem (CRMs). O evento foi realizado na Secretaria das Cidades.

Em fase de construção pelo Governo do Estado do Ceará, as CRMs são equipamentos que farão parte do Sistema Integrado de Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos. Elas são estruturas que irão oferecer à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem (papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado, por exemplo), preparando-os para as indústrias recicladoras, que vão realizar o beneficiamento e a reinserção desses produtos na cadeia produtiva. Em Sobral, três delas estão sendo construídas: uma no Bairro Expectativa, uma no Sinhá Saboia e outra no Dom José.

O objetivo da consultoria é elaborar estratégias de gestão e operação aplicáveis a essas Centrais, a fim de garantir competência administrativa para otimizar o uso de seus recursos financeiros, materiais, humanos e tecnológicos, considerando as perspectivas de atuação desses empreendimentos no setor de reciclagem municipal e regional.