Com o crescimento de quase um ponto percentual entre o primeiro e o terceiro quadrimestre de 2022, o município de Sobral comemora uma curva contínua de crescimento nos índices do Programa Previne Brasil, chegando a 9,45 no resultado divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27/01).

O resultado é reflexo da qualidade do serviço que a Atenção Primária à Saúde vem ofertando à população. Para se chegar até a nota final, são considerados diversos fatores como proporção de consultas pré-natal realizadas, assim como proporção de exames para sífilis, HIV e atendimento odontológico para gestantes; proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau), proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Para a coordenadora da APS, Larisse Araújo, os indicadores pelos quais o Programa Previne Brasil faz a leitura são extremamente importantes para o planejamento em saúde e para a implementação de ações estratégicas na Atenção Primária. "Porém, para além de celebrarmos este número, celebramos o que ele vem representando, pois este índice reflete o trabalho incansável que tem sido realizado pelos profissionais assistentes da atenção básica do município, que diariamente se debruçam sobre as necessidades e vulnerabilidades contidas em cada território de atuação", destacou ela.

O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento e a forma de repasse para os municípios, que são distribuídos com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.