A edição de 2024 da Festa Anual das Árvores em Sobral teve início na quarta-feira (20/03), com uma série de atividades voltadas para a preservação ambiental. O plantio de árvores foi realizado tanto nos arredores quanto dentro do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Sobral. Além disso, foram doadas 150 mudas e realizada uma roda de conversa com o tema "Incêndios Florestais: Tipos, Causas e Consequências" na Escola Municipal Raul Monte.

No dia seguinte (21/03), a programação prosseguiu com a palestra magna intitulada "Incêndios Florestais e Mudanças Climáticas", ministrada pela Mestre Izaíra Nepomuceno, bióloga especializada em florística e biogeografia das savanas da Caatinga. Em seguida, aconteceu a palestra "Incêndios Florestais: Tipos, Causas e Combate", conduzida por Anderson Freitas, bombeiro da Corporação de Bombeiros de Sobral, além de Exposição e Mostra do Projeto Pensando Verde, no Auditório Central da UVA.

No auditório do IFCE Campus Sobral ocorreu a mesa de discussão com o tema "Mudanças Climáticas: Desafios e Perspectivas no Contexto de Sobral", que contou com Lívia Souza, especialista em Gestão Ambiental pelo IFCE e mestranda em Geografia pela UVA, e com Maria Eduarda Sousa Cavalcante, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFC e coordenadora de Monitoramento e Controle do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

As atividades encerraram nesta sexta-feira (22/03), no auditório do IFCE Campus Sobral, com o plantio de árvores e com a palestra "A Gestão de Recursos Hídricos no Ceará: Resiliência e Proatividade no Contexto das Mudanças Climáticas", ministrada por Francisco Hiago de Siqueira Gomes, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

A 17ª Festa Anual das Árvores é uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), e será concluída no dia 27 de março com o plantio de árvores frutíferas no Residencial Caiçara, envolvendo os Agentes Jovens Ambientais de Sobral.

Facebook
YouTube