Fiscais da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) autuaram, nesta segunda-feira (18/03), o proprietário de um veículo cujo motorista foi flagrado realizando descarte irregular de resíduos no bairro Pedro Mendes Carneiro.

O cidadão que for flagrado realizando descarte irregular estará sujeito às penalidades previstas na legislação ambiental do município. Nesses casos, após ser autuado, o responsável pelo veículo deverá fazer o recolhimento dos resíduos descartados e comprovar que levará o mesmo para um local adequado.

Quando os resíduos são descartados em locais inapropriados, como terrenos baldios, margens de rios, ruas e áreas naturais, eles causam impactos negativos significativos. Por isso, é importante que cada cidadão assuma a responsabilidade de descartar seus resíduos corretamente, utilizando os serviços de coleta seletiva, pontos de coleta específicos para materiais recicláveis e descarte adequado para resíduos perigosos.

Ao presenciar casos de descarte irregular, é essencial que a população denuncie por meio dos canais competentes. O cidadão poderá entrar em contato por meio do número da Ouvidoria (36771266), do Whatsapp (88991409241), do número do órgão de Fiscalização (36771242) ou pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Além desses, a Prefeitura de Sobral também disponibiliza o canal de denúncias "Flagrante do Sujão", no qual a população pode enviar fotos e vídeos que documentam o descarte irregular de lixo via WhatsApp, utilizando o número (88) 98802-5029.