A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Agricultura (SEAGRI), concluiu mais uma etapa do Projeto Ouro Branco, iniciativa que vem fortalecendo a produção de algodão no município. A ação garantiu assistência técnica aos produtores, preparo das áreas de plantio e apoio logístico para a comercialização do produto.
Nesta safra, oito produtores dos distritos de Aracatiaçu, Jordão, Rafael Arruda, São José do Torto e Taperuaba cultivaram sete hectares de algodão, resultando em 9.936 quilos comercializados. O trabalho envolveu desde a mobilização e acompanhamento do plantio até orientações para colheita e pós-colheita, assegurando qualidade e regularidade na produção.
Durante o mês de outubro, o Projeto Ouro Branco segue com orientações sobre o vazio sanitário do algodão, período previsto em lei em que o plantio é proibido para controlar pragas como o bicudo-do-algodoeiro_,_ reforçando a cadeia produtiva e ampliando oportunidades para os agricultores familiares de Sobral.
Parceria
O Projeto Ouro Branco é realizado pelo Governo do Estado, com coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com as prefeituras municipais, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Agroindústria e Rações Carneiro Ltda.