O Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia que busca integrar a saúde e a educação das crianças e adolescentes, está presente em 54 escolas municipais de Sobral, atendendo mais de 34 mil estudantes. Apenas no primeiro quadrimestre de 2019 já foram realizadas 1.637 atividades coletivas que contaram com avaliações antropométricas, triagem de acuidade visual, verificação da situação vacinal, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, conscientização sobre uma alimentação saudável, promoção da cultura de paz e debates sobre saúde sexual e reprodutiva, entre outros temas.

“O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, explica Rogeriane Farias, gerente do PSE.

Os benefícios das crianças e adolescentes assistidos pelo PSE em Sobral são importantes para a saúde individual e coletiva. Os estudantes participam de ações educativas sobre diversas temáticas que permeiam seu cotidiano. Todas as necessidades identificadas, através de ações elaboradas por equipes multiprofissionais, são encaminhadas para um acompanhamento integral na rede de saúde do município. Os estudantes recebem, ainda, kits de higiene bucal (escova e creme dental) e óculos de grau, quando identificados com alto risco clínico e sob prescrição médica.

“O PSE é de fundamental importância, pois acolhe o estudante na sua integralidade. Dessa forma, além de estimular nas escolas ações voltadas para a promoção da saúde, o programa proporciona espaços de escuta para que os estudantes possam falar sobre suas emoções”, pontua Gerardo Cristino, secretário da Saúde.

A realização de momentos formativos com as famílias e o cuidado com os professores potencializa o vínculo da família com a escola, visando o bem-estar dos escolares, contribuindo, também, para a melhoria do processo de aprendizagem.

Ações que devem ser realizadas em todas as escolas de adesão ao programa:

I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer;
III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
V. Prevenção das violências e dos acidentes;
VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;
IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS;
XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.