A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na tarde da quarta-feira (7/12)  a solenidade de entrega dos certificados de honra ao mérito aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cuidadores e estudantes, que contribuem para o fortalecimento da educação inclusiva em Sobral.

O evento aconteceu no auditório da Escola de Saúde da Família, na programação do V Seminário de Educação Inclusiva de Sobral, que este ano tem como tema “Inclusão e pertencimento: trajetórias, possibilidades e ações afirmativas''. Foram homenageados 23 estudantes, 26 auxiliares de serviços educacionais, 1 professor de libras, 5 professores da rede e 22 professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE.

Esse evento é mais uma ação para fortalecer e trazer para o calendário oficial da Secretaria da Educação a pauta da inclusão. Precisamos melhorar muito e qualificar nossas decisões nos âmbitos administrativo e pedagógico, bem como nossas decisões, para evoluirmos como sociedade. Precisamos qualificar nossa escuta, nossas atitudes e a inclusão através da educação”, ressaltou o Secretário da Educação Herbert Lima.

Na manhã da quarta-feira (07/12), segundo dia do evento, a programação também contou com três oficinas para os professores: “O uso de materiais adaptados como ferramenta para a aprendizagem, ministrada pela psicóloga Ancila Cisne; “TDAH e TEA: possibilidades e intervenções”, ministrada pela psicóloga Doriane Prado; e “Descobrindo habilidades da pessoa com deficiência”, com o psicopedagogo Erivaldo Félix.

O objetivo do V Seminário é promover momentos de reflexão e diálogo acerca da inclusão das pessoas com deficiência, bem como apresentar propostas e perspectivas para a promoção da educação inclusiva que gerem mudanças arquitetônicas e atitudinais.