A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e com fiscalização e acompanhamento da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), está executando o projeto de implantação do Espaço-Criativo Movimento.

Cada local possui uma temática diferente. Os "Espaços Jardim” possuem canteiros com flores e árvores; o "Movimento", trabalha locais para atividades físicas; e o “Infância” possui playgrouns e outros equipamentos para crianças. Algumas alamedas, que ligam vias e possuem grande fluxo, também são requalificadas, ao receber novo piso e pintura.

No bairro Vila União já existem dois Espaço Movimento e um outro no bairro José Euclides. A finalidade do projeto, além de revitalizar áreas danificadas, é ocupar espaços que antes eram pontos de lixos, possibilitando um ambiente mais limpo, estruturado e iluminado para os moradores, além de promover o convívio entre a comunidade e incentivar a prática de exercícios físicos ao ar livre com equipamentos adequados.

Somente nos Espaços-Criativo Movimento da Vila União já foram investidos mais de R$ 250 mil reais, com recursos dos Tesouros Municipal e Estadual. O Espaço possui piso em tijolinho intertravado, bancos, rampas de acessibilidade, caramanchão, academia ao ar livre e iluminação em LED.