A Prefeitura de Sobral realizará, entre os dias 22 e 25 de setembro, no turno da manhã, uma ação de sensibilização ambiental porta a porta com os moradores do bairro Dom José. A iniciativa tem como objetivo orientar a população sobre a correta destinação dos resíduos sólidos, a importância da coleta seletiva e divulgar informações sobre a coleta sistemática e programada, dentro do cronograma de ações da campanha Recicla+Sobral.

A ação é coordenada pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), por meio do Programa de Educação Socioambiental Sobral Nossa Casa, e conta com a parceria da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SESEP), da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), *e apoio direto da população local e dos Centros de Saúde da Família*.

Durante as visitas, os educadores socioambientais repassarão orientações práticas sobre a separação de materiais recicláveis, endereços das Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) e instruções sobre a coleta sistemática e a coleta programada (para descarte de materiais volumosos). O objetivo é fortalecer a educação ambiental na comunidade, promovendo sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental, além de reforçar o compromisso coletivo entre poder público e população em prol do meio ambiente.

Como parte da programação, no dia 26 de setembro (sexta-feira), às 8h30, será realizada uma ação coletiva de consolidação das atividades, na Praça do Alto Novo, com a participação da equipe do Programa Sobral Nossa Casa e das secretarias parceiras. Na ocasião, haverá sensibilização ambiental, doação de mudas realizada pela AMA e a coleta programada para descarte de móveis, sob coordenação da SESEP.

A primeira etapa da ação aconteceu entre os dias 15 e 19 de setembro, no bairro José Euclides, onde foram visitados 348 moradores (327 residências e 21 pessoas no CSF Terrenos Novos 1). A experiência demonstrou a importância do diálogo direto com a comunidade para fortalecer a consciência ambiental em Sobral.