A Prefeitura de Sobral entregou, neste mês de novembro, o primeiro Abatedouro de Aves público do município. Localizado no distrito de Caracará, o local possui estrutura para abater 300 aves/dia para pequenos produtores de base familiar das localidades de Campo Grande, Casinhas e Picada Ruzy. Inicialmente, serão beneficiados cerca de 380 agricultores familiares de 11 assentamentos federais e 6 assentamentos estaduais, direta e indiretamente. O equipamento foi implementado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além de desenvolver a geração de emprego e renda no campo, a iniciativa visa também a implementação do manejo adequado das aves e a industrialização de produtos de origem animal, dentro dos padrões de identidade e qualidade dos mesmos, com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A implantação desses critérios é pré-requisito para a comercialização no mercado formal e institucional.

Para o titular da STDE, Inácio Ribeiro, o abatedouro “cria janelas de oportunidades para as famílias da agricultura familiar, incentivando uma maior produção de aves caipira, fortalecendo a gastronomia regional com os pratos típicos, grupos da economia solidária e negócios que circularão pela cadeia produtiva das aves caipira".