
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS), firmou, nesta quarta-feira (15/10), termos de cooperação técnica com três organizações da sociedade civil: Casa Bom Samaritano, Comunidade Católica Shalom - Casa São Francisco e Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança. A assinatura ocorreu durante a eleição da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O acordo tem como objetivo ampliar e qualificar os serviços socioassistenciais prestados à população sobralense, com a disponibilização de profissionais - incluindo assistentes sociais, educadores sociais, cuidadores, auxiliares de cuidadores, psicólogos, entre outros - para atuação nas entidades parceiras.
As instituições atendem diferentes públicos em situação de vulnerabilidade, como dependentes químicos adultos (Fazenda da Esperança), pessoas idosas (Casa Bom Samaritano) e crianças de 0 a 6 anos (Casa São Francisco).
A parceria representa um passo importante para o fortalecimento da rede de proteção social do município. Além de apoiar as ações desenvolvidas pelas entidades, o termo de cooperação técnica promove a troca de saberes e práticas entre poder público e sociedade civil, estimula a inovação em projetos sociais e reforça a transparência e o controle social sobre a aplicação de recursos e serviços.
“A parceria com as organizações da sociedade civil é fundamental para ampliar o alcance e a efetividade da política de assistência social. É com ações como essa que fortalecemos o cuidado com quem mais precisa e construímos uma rede de proteção mais sólida e humana”, destacou Cláudia Costa, secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social.