O prefeito Ivo Gomes se reuniu, na noite desta quarta-feira (13/06), com moradores da área hoje denominada Suvaco da Cobra para apresentar o projeto urbanístico Parque Sinhá Sabóia. A proposta contempla a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida para a comunidade.

O projeto prevê a criação de praças e espaços de convivência com equipamentos de esporte e lazer, a melhoria do sistema viário, estacionamento e padronização das calçadas, implantação de ciclovias, desobstrução e limpeza da área alagadiça (ampliando suas dimensões) e ampliação da vegetação através do plantio de árvores.

Na ocasião, o prefeito aproveitou para explicar à população como deve acontecer a desocupação de parte da área. O processo de desapropriação ocorrerá mediante justa indenização, mas nos casos em que os moradores desejam continuar morando no local, a Prefeitura vai arcar com as despesas de aluguel em outras residências, até o fim da construção de um residencial que, segundo Ivo Gomes, deve ficar pronto até dezembro de 2019.

“Todos os proprietários, ou que estão no aluguel, precisam já começar a se mexer para procurar um lugar para alugar, uma casa ou apartamento, que a Prefeitura vai pagar (...) e o valor limite desse aluguel, que é chamado de aluguel social, isso não sou eu quem imponho, é a lei, é de 400 reais por mês. Eu acho que com 400 reais dá para a gente alugar um lugar muito melhor do que o que vocês estão morando hoje”, explicou Ivo Gomes.

Os moradores serão orientados pela Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social para que, até 15 de agosto, todos estejam em locais apropriados, para que as obras do Parque Sinhá Sabóia sejam iniciadas. Será investido pela Prefeitura de Sobral mais de R$ 2 milhões em aluguel.

O secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio César Alexandre, explicou que todos os moradores que optarem por esperar a construção do residencial, serão assistidos por um programa e que o projeto, por meio da contemplação de casas aos moradores, irá proporcionar locais adequados, bonitos, sadios e dignos para as famílias.

“Todas as famílias irão entrar dentro do programa de aluguel social (...) e todas, que eu acho uma coisa formidável, irão receber, se a opção for essa, a sua casa. Sejam elas moradoras do Suvaco da Cobra, denominado assim, sejam os que estão hoje a alugar casa nesse local. Então assim, isso é uma decisão do prefeito, de maneira muito nobre, reconhecer que todos, independente de qualquer coisa, precisam melhorar de vida”, disse Júlio.