Na terça-feira (13/08), foi inaugurado o Comitê Territorial 2, durante encontro realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Carmosina Ferreira Gomes.  O projeto tem como prioridade a articulação intersetorial que efetive a garantia de direitos à juventude através do acesso às políticas públicas com olhar customizado e territorial como estratégia de prevenção à violência.

O Comitê Territorial é um espaço vinculado à Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências que promove a articulação intersetorial entre os gestores dos equipamentos públicos do território composto pelas políticas sociais de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

Em 2017 foi inaugurado o Comitê Territorial 1, reunindo gestores dos equipamentos públicos dos bairros Terrenos Novos, Vila União e Nova Caiçara. Desde então, esse comitê tem se reunido quinzenalmente para criar e implementar estratégias de garantia de direitos de adolescentes e jovens desse território. Agora, essa iniciativa foi expandida com a inauguração do Comitê Territorial 2, que reunirá gestores dos equipamentos públicos dos bairros Sumaré, Padre Palhano, Dom José e parte do Centro.

O secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Julio Cesar Alexandre, esteve presente na inauguração e reiterou a importância e o desafio de trabalhar a intersetorialidade a partir de um olhar atento e sensível. Para o secretário, o Comitê Territorial é uma grande inovação na gestão pública por trazer um novo modelo de governança para lidar com complexidades que ultrapassam as lógicas setoriais das políticas.

Facebook
YouTube