Nesta quinta-feira (09/06), a Secretaria da Saúde, por meio da Câmara Técnica de Promoção da Saúde da Atenção Primária, realizou o Dia da Movimentação, encontro dos grupos de promoção à saúde de vários territórios do município, no Boulevard do Arco.

O evento contou com a participação dos grupos de dança Projetos Ritmize, Dança de Salão (UVA) e Projeto Vem Dançar (IFCE). Além de muita dança, foram oferecidas diversas atividades de educação em saúde, como orientações nutricional e saúde bucal, serviços de massoterapia e ventosaterapia, avaliação corporal, aferição de pressão, avaliação fonoaudiológica, etc.

Antônia Francimar, aluna da Academia da Saúde do bairro Cohab 3, adorou o reencontro e exaltou a importância desse momento. “Foi de grande importância para os alunos dos territórios esse encontro. Eu creio que tenha sido o primeiro de muitos. Que venham mais encontros como esse, toda a equipe está de parabéns. Esses encontros aí são excelentes, ajudam tantas pessoas. Muitos deles que passaram a pandemia em casa e reencontramos pessoas que não víamos há muito tempo”, comentou.

Foi um evento muito relevante por marcar o reencontro dos grupos de práticas corporais e de promoção da saúde dos territórios de Sobral em um espaço emblemático da cidade, que é o Boulevard do Arco, após a liberação das atividades coletivas por conta da pandemia da Covid-19”, relata Manoel Arthur, membro da Câmara Técnica de Promoção à Saúde.

O Dia da Movimentação teve o apoio do Programa Academia da Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental, Acadêmicos de Enfermagem (Uninassau), Liga Acadêmica LORTE (Fisioterapia Uninta), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral, Guarda Municipal, Serviço Social do Comércio (Sesc) Sobral, Hemoce, Instituto Teias da Juventude (ITJ) e Programa Profilaxia Pós-Exposição (PEP++).