O prefeito Ivo Gomes se reuniu, nesta quinta-feira (02/08), com o Comitê Territorial I, através da Unidade de Gerenciamento de Projeto de Prevenção de Violências (UGP/PV). A instância de prevenção representa uma ação pioneira, que busca tratar os casos de violação ou violência de forma individualizada, advindas de um público que vive em situação de vulnerabilidade social, discutindo o que cada instituição componente pode fazer no sentido de promover o cuidado.

O Território I é formado pelos bairros Caiçara, Terrenos Novos e Vila União. O Comitê, formado por gestores dos equipamentos públicos da Educação, da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência, da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e outros, tem como objetivo discutir estratégias, relatos e experiências de intersetorialidade na prevenção da violência.

“Esses equipamentos, de maneira coletiva, intersetorial e integrada, traçam estratégias para a superação das diversas formas de violência que acontecem nesse território, de forma a promover uma cultura de paz, no sentido de avançar e fazer com que as famílias compreendam que são muito importantes na construção desse processo, com apoio no desenvolvimento de uma infância saudável, amorosa, afetiva, para desconstruir a parentalidade negativa, a desresponsabilidade dos pais dos familiares para com o desenvolvimento social das crianças e adolescentes. Então, é um Comitê que troca experiências. Antes, tinha uma escola, uma unidade de saúde, um equipamento público em um mesmo bairro, às vezes, no mesmo quarteirão, e os profissionais não conheciam o trabalho uns dos outros”, explica Chiquinho Silva, coordenador de Direitos Humanos.

O encontro, realizado quinzenalmente, teve como objetivo apresentar as atividades executadas de forma intersetorial. Entre as ações, foram citadas o trabalho realizado com famílias de presidiários, a construção de diálogos com os moradores da região e a inserção de jovens em projetos como o Ocupa Cras e o Jovem Guarda, este, integrante do programa #ocupaJuventude.

Foram analisados casos que se referem à matriz de vulnerabilidade, quanto à estratificação de risco: leve, moderado, grave e gravíssimo. A partir desse estudo, a articulação entre gestores dos equipamentos do território definem estratégias de prevenção da violência, ferramentas para tal e potencializam ações intersetoriais, de forma a repensar práticas, customizando o cuidado e o acompanhamento dos jovens.

Na ocasião, o prefeito Ivo Gomes reforçou a importância das escolas no processo de identificação dos casos. O cargo de orientador educacional, cujo concurso público está em andamento (clique AQUI), é destinado a bacharéis em Psicologia, que ficarão responsáveis pelo auxílio do reconhecimento dos problemas.

Foi apresentado ainda pela secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, propostas de intervenção urbana que brevemente serão realizadas no território.