A campanha #JunhoVioleta é um movimento que, anualmente, lembra a importância de conscientizar para a não violência à pessoa idosa. Ela acontece em decorrência do dia 15 de junho ser o Dia Internacional da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A violência contra a pessoa idosa tem várias formas. Dentre estas, a violência patrimonial é caracterizada como a apropriação de bens ou patrimônio da vítima. “A violência patrimonial, mais conhecida como violência financeira e econômica, corresponde à exploração e ao uso inadequado e não consentido dos recursos do idoso. Inclusive, retenção de cartão, documentos, bens. É uma violência muito velada e que precisamos inclusive ter uma rede de acolhida e cuidado”, explica o coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Jean Ávila Lopes.

Para denunciar, pode-se utilizar o Disque 100: a ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora, sendo resguardado o sigilo do denunciante. O acompanhamento das situações é feito por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que poderá encaminhar a situação ao Ministério Público para a tomada de providências legais.

Facebook
YouTube