A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Célula de Proteção Social Especial (PSE/Coordenadoria da Assistência Social) realizou, nessa quarta-feira (20/06), um encontro com as equipes das unidades de internação do Sistema Socioeducativo de Meio Fechado. A reunião aconteceu no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), unidade responsável pelo acompanhamento de medidas em meio aberto e acompanhamento das famílias de adolescentes que estão em privação de liberdade.

Segundo a gerente da célula da PSE, Brígida Lima, "a reunião teve como objetivo realinhar as equipes e apresentar os serviços da Assistência Social aos novos profissionais das unidades de semiliberdade e de privação de liberdade, pois desde o ano passado, o Creas passou a realizar o acompanhamento dos familiares desses jovens", disse Brígida.

Como forma de acompanhamento às famílias dos adolescentes, o Creas realiza atividades em grupos com os pais, para trabalhar a responsabilização e o fortalecimento dos vínculos para quando a família for receber novamente aquele adolescente. Caso a família esteja vivenciando situações de risco social, o serviço realiza encaminhamentos à rede de serviços socioassistencial (Centros de Saúde da Família, Cras, Caps e escolas, por exemplo), com o objetivo de colaborar com a superação dos problemas.

Facebook
YouTube