A- A A+ |

Na última quinta-feira (25/11), foi realizada a escuta para o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPAC), na quadra de esporte da Escola de Ensino Médio José Euclides Ferreira Gomes, no distrito de Jordão. O evento foi organizado pelo gabinete da Vice-Prefeitura de Sobral.

Participaram da atividade Jackson Vasconcelos, diretor da Escola José Euclides; professores e alunos do grêmio estudantil; Bruno Cavalcante Frota, gerente do Centro de Saúde da Família, que falou sobre o tema "Gravidez na Adolescência"; Flávia Gonçalves da Silva, assistente social do Centro de Referência da Assistência Social de Jaibaras (Cras), que falou sobre a temática da IX Semana do Adolescente de Sobral; Lilian Duarte, mobilizadora de adolescentes e jovens no Selo Unicef, que apresentou um vídeo sobre empoderamento das meninas e igualdade de gênero.

Estiveram presentes no evento cerca de 90 adolescentes e 10 profissionais, representando a Escola José Euclides Ferreira Gomes; o Centro de Saúde da Família; o Centro de Referência da Assistência Social (Cras); e o gabinete da Vice-Prefeitura.

A escuta cidadã de adolescentes está inserida na programação da IX Semana do Adolescente de Sobral e visa contribuir com sugestões de ações para compor o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. que fará parte do Plano Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, ambos sugeridos pela metodologia do Selo Unicef.

Os adolescentes foram divididos em quatro ciclos e conversaram sobre seus sonhos; empoderamento de meninas e igualdade de gênero; prevenção da gravidez na adolescência; direito à saúde sexual e à saúde reprodutiva; enfrentamento ao racismo e às violências; e redução dos riscos e impactos das mudanças climáticas.

Instagram
YouTube