Mais de 280 profissionais da área da saúde marcaram presença no talk show de abertura da XIII Semana Municipal do Aleitamento Materno de Sobral (SMAM), que aconteceu na tarde da segunda-feira (01/08), no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

O momento foi conduzido pelo gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, que mediou o talk show e contou com a presença da médica ginecologista, Liana Rocha; da médica pediatra Juliana Pinto, ambas profissionais que integram a Estratégia; e da nutricionista responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, Renata Karen.

Romualdo explica que o modelo de talk show foi uma proposta para que as profissionais pudessem interagir mais com os participantes, por meio das perguntas e respostas. “Dessa forma, saímos daquele modelo de palestra. Depois do talk show, fizemos a certificação das Famílias Apoiadoras do Aleitamento Materno, que foram escolhidas entre os Centros de Saúde da Família e os Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, disse o gerente.

Para finalizar, foi realizada ainda uma dinâmica com os participantes referente aos assuntos abordados. A importância do momento foi reforçada pelo gerente, que destacou: “A educação com transformação dos sistemas existentes em políticas locais baseadas em evidências ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo”.

A edição deste ano segue o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022: “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A semana é promovida pela Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, com apoio da maternidade do Hospital Municipal Estevam Pontes; do Programa Saúde na Escola; do Núcleo de Apoio a Saúde da Família; do Hospital Regional Norte; da Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social; da Secretaria da Educação; articulação do Selo Unicef em Sobral; da Faculdade Luciano Feijão e da Faculdade Alencarina.