A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, atingiu, no dia 16 de setembro, de acordo com o último levantamento, 93,78% de cobertura vacinal contra a poliomielite no município. Isso corresponde a 12.115 crianças maiores que 1 ano e menores que 5 anos. A média supera a nacional que permanece em 49,18%.

Os resultados são comemorados pela gerente de Imunização, Mary Jane Linhares. “Ficamos contentes em ver a adesão da população na campanha, pois vemos nos demais municípios uma situação diferente: uma baixa cobertura vacinal que preocupa as autoridades quanto ao retorno da doença em nosso país”, ressaltou.

A gerente se refere aos dados apresentados até o último dia 16 de setembro, que mostram que a média de vacinação no Brasil permanece em 45%, e o estado do Ceará apresenta 52%. A meta é vacinar 95% das mais de 11 milhões de crianças em todo o país.

A poliomielite, doença que causa paralisia infantil, pode deixar sequelas por toda a vida e, em alguns casos, levar ao óbito. Com a baixa adesão vacinal nos últimos anos esse risco voltou a preocupar os brasileiros. A cobertura de 2015 até 2021 caiu de 98% para menos 70%.

A campanha vai até dia 30 de setembro. A vacina está disponível nos Centros da Saúde da Família (CSF).

Facebook
YouTube