Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (24/05), o Seminário da VII Semana Municipal dos Povos Ciganos, na Defensoria Pública do Ceará em Sobral. A mesa de abertura teve cerimonial do coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, e representações da Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas), da Defensoria, da OAB, das universidades e das associações ciganas que participaram da realização da semana.

Foi anunciada, na ocasião, uma minuta de proposta de lei para criação de reserva de vagas de emprego para os povos ciganos do município. A proposta foi entregue ao vereador Sávio Baiá e à secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, e deverá ser apresentada pelo parlamentar à Câmara Municipal.

A mesa-redonda teve como debatedoras Flor Fontenelle e Ana Eugênia, ambas pesquisadoras da Universidade da Integração da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). Flor, mulher cigana de 56 anos, mestranda pela Unilab, fez um resgate histórico da história cigana, destacando o preconceito e as desigualdades sofridas pelo povo cigano.

Já Ana Eugênia, mulher quilombola, doutoranda pela Unilab, destacou que a luta é "para que o nosso povo chegue na universidade". Tanto os quilombolas quanto os povos ciganos são povos e comunidades tradicionais.

Também compuseram a mesa o coordenador dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, e a supervisora do Núcleo da Igualdade Racial da Coordenadoria, Dorinha Malheiros.

A VII Semana dos Povos Ciganos iniciou no último dia 19 de maio e vai até o próximo dia 28, com programações que envolvem as várias comunidades ciganas de Sobral (Sumaré, Jaibaras e Jaburuna).