A partir do segundo semestre de 2021, em obediência à legislação municipal sobre resíduos sólidos, a Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas) passou a separar os resíduos em úmidos e secos. Neste processo, as unidades da Sedhas destinaram mais de 700 quilos de resíduos recicláveis à Central Municipal de Reciclagem (CMR) do bairro Sinhá Saboia.

Por meio do projeto Sedhas Verde, a pasta também iniciou um processo de educação ambiental com os servidores, que visa diminuir o consumo de recursos, tais como papel, copos descartáveis e energia. Nas unidades da pasta, os profissionais são estimulados a substituir descartáveis por garrafinhas e canecas.

O projeto foi premiado como uma das três iniciativas inspiradoras de gestão voltadas para preservação ambiental, durante a Semana do Servidor da Prefeitura de Sobral em 2021 que teve como tema “Eco Servidor: Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade”.