No mês de novembro, a célula de Política Sobre Drogas, em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, Psicologia e Substâncias Psicoativas, do Curso de Psicologia da UFC, Campus Sobral, realizou o Curso de Redução de Danos.

A formação sobre redução de danos, que teve como público alvo os usuários em acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), Unidade de Acolhimento e Centro Pop, tem como objetivo fortalecer o autocuidado em saúde para os participantes e, além disso, para que estes também possam multiplicar esses saberes e cuidados, atuando como redutores de danos em seus territórios.

Segundo Claudine Aguiar, “a Redução de Danos (RD) é uma abordagem ao fenômeno das drogas, que visa minimizar danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas. É ainda relevante anunciar que a RD tem se apresentado como um novo paradigma para o campo da saúde mental e não se reduz a uma ação de saúde, mas também pode ser compreendida como uma ação do campo da educação, inclusive na perspectiva da formação em saúde”.

O curso utilizou metodologias ativas, que facilitaram a participação ativa dos alunos, utilizando como ponto de partida os conhecimentos e as vivências prévias, e produziu conhecimento significativo condizente com a realidade dos participantes. Nesse sentido, esta formação contou como marco teórico a Educação Popular em Saúde, que tem como principal referência Paulo Freire; e a Redução de Danos, em seu aspecto teórico, político e ético.

Facebook
YouTube