A Secretaria da Educação de Sobral (SME) realizou, na tarde desta sexta-feira (17/11), no auditório da Prefeitura de Sobral, a capacitação dos 115 aplicadores selecionados para participarem da Avaliação Externa de 2023.2.
A capacitação foi conduzida pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, por meio da Gerência de Avaliação Externa e Educacional, e contou com a participação de selecionados que atuarão como aplicadores das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 2º ao 9º ano, bem como a avaliação de Leitura Oral para os alunos de 1º e 2º ano. Os estudantes do Infantil V também realizarão a avaliação externa de 2023.2 para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O secretário da Educação, Herbert Lima, destacou que esse momento é para identificar e coletar evidências sobre a aprendizagem dos estudantes. “Além da gente identificar através de uma observação de sala, a qualidade do trabalho que é feito pelo professor, além da gente mapear a postura de um diretor, a maior evidência concreta e mensurável, se uma criança foi capaz ou não de consolidar uma determinada habilidade, é através de um instrumento de avaliação. É importantíssimo a colaboração de vocês nesse processo”, disse.
Na segunda-feira (20/11) será realizada, às 8h, na Casa da Avaliação Externa de Sobral (Rua Oriano Mendes, 463 - Centro), a capacitação para os aplicadores das avaliações de Leitura Oral. A capacitação dos selecionados para os cargos de etiquetadores e digitalizadores acontece na mesma data, a partir das 13h. Já os avaliadores da educação infantil receberão a capacitação na quarta-feira (22/11), às 8h, também na Casa da Avaliação Externa.