A- A A+ |

Já está disponível em todos os pontos fixos de vacinação do município a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a população maior de 40 anos e para profissionais da saúde de todas as idades. Para receber a segunda dose de reforço (quarta dose) é necessário ter tomado a primeira dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses, e estar com documento com foto.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Letícia Reichel, é importante que todos busquem manter o calendário vacinal atualizado. “É importante que as pessoas elegíveis para receber as doses de reforço procurem o quanto antes os pontos fixos de vacinação para garantir a imunização. Quem acompanha o boletim epidemiológico semanal, que é publicado no Instagram da Secretaria da Saúde, pode ver que há um aumento no número de casos, por isso é fundamental manter as medidas de prevenção e proteção contra a doença”, afirmou a coordenadora.

Quem pode receber a vacina

As primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra a Covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de 5 anos. As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3) podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses - ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas. Os prazos de aplicação da D2 são atualizados diariamente nas redes sociais da Secretaria da Saúde de Sobral (@falasaudesobral), assim como os locais e horários de aplicação.

A quarta dose (D4), que antes estava liberada apenas para idosos com 50 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos, passa a ser ofertada também para as pessoas acima de 40 anos ou mais.

Facebook
YouTube