A experiência sobralense “Projeto Coala: a integralidade do cuidado ao recém-nascido prematuro na Atenção Primária” foi premiada entre os 10 projetos cearenses na segunda edição da Mostra Virtual “Ceará, Aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), de 2 a 4 junho, na cidade do Crato.

O projeto foi selecionado para integrar a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, durante o 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado de 12 a 15 de julho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

“Essa premiação além de estimular e divulgar as nossas ações, dá também visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal de Sobral”, ressalta o gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, que está à frente do Projeto.

PROJETO COALA

O Projeto Coala surgiu no primeiro semestre de 2013, após a constatação de que muitos prematuros e recém-nascidos de baixo peso morriam nas unidades neonatais de Sobral, provavelmente por infecção hospitalar. Além disso, alguns prematuros apresentavam problemas, após a alta hospitalar, que poderiam ter sido evitados se a família tivesse um acompanhamento.

Nas visitas domiciliares é realizada a avaliação do peso e das condições de vitalidade do recém-nascido, além de orientação sobre os cuidados com o bebê, principalmente, em relação ao aleitamento materno.

MOSTRA

Os objetivos da mostra são propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS); estimular, fortalecer e divulgar as ações que inovam nas soluções, visando à garantia do direito à saúde. Também são objetivos dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal e distrital segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.