A- A A+ |

Na quinta-feira (01/12), a Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral recebeu os médicos, dentistas e técnicas de saúde bucal que atendem  no Centro de Saúde da Família João Abdelmoumem Melo, do Residencial Nova Caiçara.

Os profissionais da saúde foram recebidos pela equipe da Gerência de Educação Ambiental, que conduziu a visita em dois momentos. No primeiro, que aconteceu na Sala Verde, com uma palestra, seguida de uma experiência sensorial olfativa através da Aromaterapia, ministrada pela bióloga, perfumista botânica e gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz. Em momento posterior, foram conduzidos ao Jardim Sensorial, que possui componentes que promovem a ampliação da percepção ambiental, a partir do estímulo dos cinco sentidos.

O momento de práticas de cuidado e relaxamento com os profissionais da saúde é uma ação que faz parte do Projeto “Cuidando de quem Cuida”, promovido pela Residência em Saúde da Família do CSF Caiçara, e aconteceu em parceria com a AMA.

Sobre o Jardim Sensorial

As espécies botânicas que compõem a flora do Jardim Sensorial possuem, além das funções ecológicas, diferentes aromas, texturas e cores. O piso é composto de pedra Cariri, no qual podem ser observados os fósseis. Além disso, possui um tanque, onde há a criação de peixes de espécies nativas da região e, ainda, o cultivo de diferentes plantas aquáticas, o qual possibilita mergulhar os pés e relaxar. Uma das experiências mais interessantes é a travessia pelo corredor sensorial, com diferentes texturas de piso, estimulando, de forma intensa, o sentido do tato.

Durante o percurso, é possível degustar as plantas aromáticas e comestíveis, bem como visitar o Milionário (espaço para criação de abelhas nativas, sem ferrão).

Facebook
YouTube