Cumprindo mais uma etapa de implementação do currículo de Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria da Educação de Sobral promoveu uma oficina preparatória com professores do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, no auditório da Prefeitura, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos educadores na estrutura do novo documento curricular.

Mensalmente, todos os professores da rede municipal recebem formações e vão conhecendo as expectativas do novo currículo. “Essa oficina é um momento de estudo sobre o novo currículo para que os professores entendam sua estrutura, os textos auxiliares e os novos conceitos, como perfil de entrada e perfil de saída de cada ano e como acontecerá a progressão dos estudantes”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Edna Carvalho.

Os documentos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática estão organizados em quatro eixos, cada. Neste ano, estão sendo implementados os eixos leitura, na disciplina de Língua Portuguesa, e tratamento da informação, em Matemática. Os currículos têm como princípios norteadores: alcançar a excelência acadêmica, garantir equidade, promover o desenvolvimento da pessoa e formar cidadãos críticos e bem-sucedidos profissionalmente.

A secretaria está elaborando ainda um novo currículo de Ciências, em parceria com a Fundação Lemann e pesquisadores da Universidade de Stanford. A elaboração dos novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências se alinha com a meta de elevação da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais de Sobral para níveis internacionais.