A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), promove, entre os dias 03 e 09 de maio, o primeiro módulo da "Vivência Oásis", processo de formação que visa preparar os agentes públicos para o desenvolvimento de ações de fortalecimento das dinâmicas do território Nova Caiçara. Ao todo, 80 profissionais da Sedhas, do Instituto ECOA, da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) que atuam no local, participam da formação, facilitada pelo Instituto Elos/Estar Urbano.

O Instituto irá realizar um trabalho de humanização da ocupação de seis centros de convivência no residencial e a formação é apenas a primeira ação deste plano. O Instituto Elos tem experiência com formações voltadas para empreendimentos do programa "Minha Casa, Minha Vida", território onde os vínculos dos novos moradores ainda estão em processo de construção. As metodologias ajudam a formar um sentido de pertencimento e de comunidade aos habitantes. O projeto de ação faz parte da estratégia #ocupaSobral.

"Com o processo de formação, o poder público quer promover uma experiência de transformação no Residencial Nova Caiçara. Para isto, 80 profissionais que atuam no território serão capacitados pelo Instituto Elos para estarem aptos a ajudar a comunidade a construir novos conhecimentos, saberes, olhares e práticas. A nossa expectativa é de que, com esta iniciativa, os espaços sejam ocupados pelas famílias e o território seja beneficiado com o desabrochar de novas potencialidades", afirma o secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio Alexandre.

A abertura dos trabalhos ocorreu no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, com a presença dos secretários Júlio Alexandre (Sedhas) e Marília Gouveia (Seuma). A programação da formação contará com apresentações, palestras, estudos e discussões em grupo e vivências de campo. Outros espaços públicos do território, como a Escola Lyzia Pimentel e o Centro de Educação Infantil Miguel Silva, também serão utilizados no processo, inclusive para as vivências de campo.