Nesta terça-feira (06/12), a Prefeitura de Sobral recebeu consultores do Instituto Áquila (consultoria internacional que oferece soluções gerenciais de excelência global, focadas na melhoria de resultados). Na ocasião, os consultores conheceram os jardins biofiltrantes, localizados nos Parques da Cidade e Pajeú, por meio de visita guiada por técnicos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

A visita foi também acompanhada por servidores do Serviço Autônomo de  Água e Esgoto (Saae) e de gestores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Durante reunião no período da tarde, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a consultora sócia do Instituto Áquila, Mirza Quintão Utsch, e o consultor sócio  Alvacir Pedroso Júnior apresentaram os indicadores do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que norteiam a premiação Band Cidades Excelentes.  A plataforma IGMA e a metodologia Cidades Excelentes são ferramentas práticas, que fazem parte da jornada de transformação da gestão pública, com dados detalhados das cidades brasileiras.

A reunião contou com a presença da secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; da secretária executiva de Governança da Secretaria do Planejamento e Gestão, Silvia Kataoka; e de representantes das secretarias das Finanças, da Educação, da Saúde, dos Direitos Humanos e da Assistência Social, do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Durante o encontro, os servidores apresentaram as experiências de trabalho em suas respectivas secretarias e sugeriram novos olhares e parâmetros para os indicadores do IGMA.

Ainda na programação, os envolvidos nas visitas trataram sobre a elaboração de propostas para o plano de melhoria para os principais indicadores do IGMA. Posteriormente, será feita a apresentação.

BAND CIDADES EXCELENTES

Sobral foi o município vencedor da etapa estadual de 2022 da 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes do IGMA. O município conquistou o 1° lugar nas cidades com mais de 100 mil habitantes nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Mobilidade Urbana; Saúde e Bem-estar; e Educação. Estando no pódio também nas categorias Sustentabilidade (2° lugar) e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (3° lugar).

Na etapa nacional, Sobral conquistou o 1° lugar nos pilares Educação e Saúde.