A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias do Trânsito e Transportes (Setran), e da Infraestrutura (Seinfra), inaugurou, na noite desta quinta-feira (11/11), a Ciclovia Pedro Aurélio Mendes Carneiro Filho (Lela), que interliga os bairros Junco e Parque Silvana.

Durante a solenidade, o prefeito Ivo Gomes lembrou que o plano de mobilidade urbana de Sobral vem sendo discutido com a população há quatro anos, e falou sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas. “A mobilidade urbana moderna manda que se priorize o transporte coletivo, então, o nosso plano de mobilidade planejou inicialmente a implantação de sete linhas de ônibus em Sobral, e já implantamos seis. São as primeiras seis linhas oficiais de transporte coletivo da cidade de Sobral, que é o TranSol, super bem avaliado e nossa ideia é expandir cada vez mais”.

O prefeito destacou ainda a importância da utilização da bicicleta e os benefícios para a saúde e o meio ambiente. “A bicicleta é um transporte que não polui o meio ambiente e que como consequência lateral, causa sensação de bem-estar e melhora todos os indicadores de saúde”.

O secretário de Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, destacou as ações que foram implementadas na obra da ciclovia. “Tiveram readequações na via, toda sinalização foi refeita e repensada, e alguns retornos que são focos de acidentes de trânsito foram fechados. A ciclovia conta com um canteiro central bem arborizado para deixar nossa Sobral cada vez mais arejada.” O evento contou também com uma edição especial do Bike Sobral, onde foi percorrida toda a extensão da nova ciclovia.