A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou, nesta sexta-feira (12/11), o Centro de Saúde da Família Terezinha Neves de Vasconcelos, no bairro Campo dos Velhos. A unidade conta com 503m², com moderna estrutura e fará atendimento da população com três equipes de Saúde da Família.

“Sobral tem 100% de cobertura do Programa Saúde da Família e tem viabilizado a melhoria muito forte dos nossos indiciadores sociais na área da saúde. É muito importante que a gente se conscientize e, com mais conforto, possa prestar um serviço melhor para a comunidade”, afirmou o prefeito Ivo Gomes.

“Essa unidade foi inaugurada já com horário ampliado, vai funcionar das 7h às 19h. Isso significa mais acesso para a população, para que as mães que trabalham, os pais que trabalham, possam vir na unidade no horário do almoço, depois do seu horário de trabalho. Vamos ter em todos esses horários a equipe completa com médicos, enfermeiros, dentistas e vários profissionais da saúde. A unidade de saúde não resolve tudo, mas ela tem que acolher e fazer os encaminhamentos corretos”, ressaltou a secretária da Saúde, Regina Carvalho.

O senador Cid Gomes, em discurso, alertou a população sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, o câncer de próstata e demais doenças que precisam de acompanhamento. “Se cuidar a tempo, resolve. Para os homens, a prevenção evitaria 10 de cada 100 mortes que ocorrem. O Centro de Saúde vai funcionar até 19h, vocês homens venham depois do trabalho, se consultem, façam os exames”.

Ainda na solenidade, o prefeito Ivo Gomes assinou um projeto de lei, que será encaminhado para a Câmara Municipal, que denomina o Centro de Saúde da Família do bairro Centro com o nome do médico Jurandir Pontes Carvalho, recentemente falecido, que atuava na rede municipal de saúde de Sobral. A unidade será instalada no imóvel onde funcionou o cartório do Tabelião Pedro Mendes Carneiro.