Nesta quinta-feira (23/02), a Prefeitura de Sobral, por meio da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, entregou cerca de 320 kg de sementes de algodão de alto potencial genético para 35 agricultores participantes do projeto Ouro Branco, nos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba e Caracará. Outras localidades como Jaibaras e Aprazível também irão receber o insumo. O intuito da ação visa revitalizar a cultura do algodão na região, com a plantação de 50 hectares de terra.

O projeto de algodão de Sobral acontece em parceria com a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (Apaece), com a Universidade Federal do Cariri e com a Usina de Algodão de Quixeramobim que, desde 2022, realizam, junto com a STDE, cadastro de produtores, aquisição de insumos, capacitações técnicas e disponibilização de material para preparo do solo.

Durante a entrega organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE, os agricultores puderam entender como o projeto Ouro Branco irá funcionar e qual será a logística de plantação e venda do algodão, além de tirar dúvidas sobre a iniciativa que é caracterizada como ação piloto nos distritos de Sobral.

Durante o recebimento das sementes, os produtores assinaram um termo de responsabilidade para garantir a plantação e estão sendo encaminhados para realizarem cadastro na Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), a fim de regularizar a qualidade da safra que será produzida.

“Estamos muito felizes com a efetivação do projeto Ouro Branco e acredito que essa iniciativa terá muitos frutos e um meio de maior geração de renda para os produtores da nossa região. A gente tem disponibilizado os meios, mas necessitamos do empenho dos agricultores para que a gente faça dessa política pública benéfica para todos e ainda contribuir para a nossa natureza”, ressaltou a secretária Sandra Arcanjo.

Além dos insumos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com seus parceiros, já disponibilizou um trator para a preparação das terras e ainda irá proporcionar o auxílio de técnicos para cada produtor ao longo da safra, defensivos biológicos para controle de pragas e viabilização da compra e venda do produto.

Estiveram na ocasião o coordenador de Desenvolvimento Agrário da STDE, Beto Machado; o doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Sebastião Cavalcante, da Universidade Federal do Cariri; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), César Neto; e o representante dos agricultores de Aracatiaçu, Júlio Maciano.

Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos