A- A A+ |

Na última sexta-feira (26/11), a Prefeitura de Sobral realizou uma ação de fiscalização em um curral, no distrito de Jaibaras, onde aconteciam abates clandestinos de animais. Após denúncias, a fiscalização foi realizada por profissionais da Sanidade Animal da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE).

Durante a ação, foram apreendidos 600 quilos de carne bovina, que foram condenados por não oferecerem garantia de inocuidade (incapacidade de fazer mal aos consumidores).

De acordo com os técnicos da fiscalização, o local de abate não seguia os padrões sanitários estabelecidos pela legislação e não exercia boas práticas de manipulação, além do uso de equipamentos inadequados e falta de acesso à água corrente. 

O abate e o processamento clandestinos de produtos de origem animal oferecem risco à saúde dos consumidores e produtores, principalmente por meio da transmissão de zoonoses, doenças que passam de animais para os seres humanos.

O local foi interditado e o proprietário notificado. Um relatório será encaminhado à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) e à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), pois o abate irregular de animais é considerado crime ambiental devido aos riscos de contaminação, propagação de vetores transmissores de doenças e prejuízo à saúde pública. A ação teve o apoio da Guarda Municipal e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

Instagram
YouTube