A Prefeitura de Sobral está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro (domingo), para os novos cursos gratuitos do projeto Nova Chance, para pessoas com idade a partir de 30 anos. A iniciativa, executada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), tem ofertado neste primeiro edital de 2023, 140 vagas, divididas para 7 cursos, nas áreas de gastronomia, informática, beleza, moda e prestação de serviço.

A ação objetiva capacitar adultos por meio de formação, qualificação e gestão profissional de carreira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para participar da seleção, o candidato não pode ser ocupante de cargo, função pública, emprego e nem ser beneficiado com bolsa de estágio em outro órgão ou outra entidade municipal. Outro requisito é ter concluído ou estar devidamente matriculado no ensino fundamental ou médio em escolas públicas do município.

Neste edital, são oferecidos os seguintes cursos: cuidador infantil; doces e salgados para festa; salgados comerciais; informática básica; design de sobrancelhas e embelezamento de cílios; mecânico de refrigeração de climatização residencial; modelagem em moda feminina - tecido plano.

As inscrições podem ser realizadas até 23h59 do dia 29 de janeiro pelo site (Sobral - Sistema de Seleçãoou presencialmente, na STDE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Lúcia Saboia, 215 - Centro.

Para realizar a inscrição, o interessado deverá apresentar, presencialmente, os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante escolar de matrícula ou certificado de conclusão, comprovante de residência e comprovante de vacinação (Covid-19), completa ou incompleta, a depender do cronograma de imunização instituído pela Secretaria da Saúde. Caso opte por fazer a inscrição pela internet, basta anexar os mesmos documentos no formulário online.

5% das vagas ofertadas serão destinadas a pessoas com deficiência. Os selecionados deverão apresentar os exames médicos e o laudo médico à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico ou anexar no formulário.

Inscrições: até 29 de janeiro

Resultado preliminar: 31 de janeiro