A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e a Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), reabre agendamento para realização de visitas para os interessados em conhecer as fontes Olho D’água do Pajé, localizado no distrito de Taperuaba.

A visita conta com guia e contação de histórias da região. No momento, não é permitido o banho nas fontes. Os interessados devem fazer o agendamento  com até sete dias de antecedência da data da visita por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

O agendamento da visita só estará confirmado após a verificação da disponibilidade de data e horário solicitados. A confirmação se dará por meio de uma mensagem que será enviada para o endereço de e-mail do solicitante. As visitas são gratuitas com atendimento de quarta a sexta-feira, nos horários de 7h30, 8h30 e 9h30, com limite de até 12 visitantes por horário.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

A organização das fontes do Olho D’água do Pajé recomenda que os visitantes estejam com artigos que aumentem sua proteção individual, como repelentes, calça comprida, sapato ou sandália fechada, chapéu, protetor solar e máscara. Os visitantes devem levar a sua própria água e lanches leves e cada um é responsável pela coleta do seu lixo.

Segundo as normas do local, é proibido caçar animais, jogar lixo e entulhos, retirar plantas, fazer fogueira, fazer piquenique, trazer animais de estimação, sons eletrônicos ou acústicos, como os provenientes de celular ou instrumentos musicais; portar ou consumir bebida alcoólica, realização de cultos e manifestações religiosas.

OLHO D' ÁGUA DO PAJÉ

É uma fonte de água localizada na zona leste do município de Sobral, que brota em dois pontos próximos, mas com temperaturas da água ligeiramente diferentes. A água transparente é conduzida para uma piscina de pedras, e tem reputação medicinal, possui alguma concentração de enxofre, e é própria para o banho, que sempre foi muito procurado, desde o tempo que o local era habitado apenas por aldeias indígenas, e por isso o nome "Olho D’água do Pajé", até hoje.

Guardando uma longa história e muitos mistérios, a área possui natureza preservada, com matas de caatinga e campinas, onde a paisagem se transforma completamente ao longo do ano, passando por períodos secos e por períodos onde os campos ficam cobertos de flores, formando uma paisagem incrível.

Agendamento AQUI