A- A A+ |

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (07/12), na Casa da Cultura, o Observatório da Assistência Social de Sobral (Observas) e o Selo Suas+. Com as iniciativas, a gestão da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria da Assistência Social, pretende qualificar o monitoramento e a avaliação de dados e reconhecer o engajamento das equipes na melhoria da oferta dos serviços. O evento também marcou o Dia Nacional da Assistência Social, 7 de dezembro.

Presente ao evento, a vice-prefeita Christianne Coelho destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Sedhas. “Em nome da secretária Andrezza, quero saudar a todos que fazem a política de assistência social. Existem muitas dificuldades no fazer o trabalho de vocês, pois vocês trabalham com os direitos humanos, com as pessoas mais vulneráveis, e têm sempre um desejo enorme de resolver todos os problemas, e sabemos que nem tudo está ao nosso alcance, mas quero parabenizá-los, pois vocês dão o melhor de si”.

Já a secretária Andrezza Coelho fez um resgate das conquistas da pasta nestes primeiros dois anos de gestão. “Quando chegamos, nos deparamos com a pandemia e corremos para garantir o básico para as famílias em situação de vulnerabilidade. Era muito angustiante, no contexto ainda da falta de vacinas, que ainda não estavam disponíveis. Depois, conseguimos inaugurar o Centro do Idoso, requalificar o Cras Regina Justa Feijão e o Centro Pop, além de conseguir melhorar a estrutura dos Cras Jaibaras e Aracatiaçu”.

Andrezza destacou, ainda, duas convocações de servidores efetivos aprovados em concurso para compor os quadros das unidades, a instituição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Na ocasião, foi apresentada a estrutura do Observas, que está sob a responsabilidade do setor de gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do Núcleo da Vigilância Socioassistencial, que realizará o acompanhamento de dez indicadores prioritários para a gestão. Também foi divulgado o Selo Suas+, que vai analisar o desempenho das equipes da Assistência Social durante o próximo ano, com a perspectiva de realizar as premiações das equipes em 2023, nesta mesma data.

Experiência certificada

Apesar de estar sendo lançado hoje, o Observas já vem sendo pensado e executado há alguns meses. Recentemente, a iniciativa foi certificada pelo Governo do Estado como experiência exitosa. No fim de novembro, a secretária Andrezza Coelho e a servidora do Núcleo da Vigilância Socioasssitencial, Maíza Tomaz, participaram do evento na sede da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), apresentando a experiência e recebendo a certificação.

Facebook
YouTube