Estão abertas, até 28 de maio, as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Podem participar professores da educação básica da rede pública de todo o Brasil, que devem enviar relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos, tais como: projetos, experimentos, aulas ou seminários que tenham produzido efeitos positivos no processo de ensino-aprendizagem. Poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2017 ou 2018, até o final das inscrições, conforme o regulamento do prêmio.

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Os participantes vão concorrer nas categorias educação infantil/creche; educação infantil/pré-escola; anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos; anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos; anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano; e ensino médio.

Na etapa estadual, os três primeiros colocados em cada categoria recebem certificado e o vencedor, um troféu. Na regional, são R$ 7 mil, mais troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Na categoria nacional, são R$ 5 mil e troféu.

Além dessas, os professores podem concorrer em uma das cinco categorias nas temáticas especiais: o esporte como estratégia de aprendizagem; uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional; boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental e médio; práticas inovadoras de educação científica; e educação empreendedora. A premiação para as temáticas especiais inclui R$ 5 mil para os professores vencedores ou as escolas, viagens e participação na programação da TV Escola.

Inscrição AQUI
Regulamento AQUI
Conheça mais sobre o prêmio AQUI