Agentes da Guarda Civil Municipal de Sobral participaram, juntamente com o Batalhão da Policia Militar Ambiental (BPMA), nesta quinta-feira (22/08), do curso "Instrução e capacitação em poluição sonora", ministrado pelo técnico Isael Gomes, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE).

Realizado no Centro de Educação a Distância (CED), o curso abordou assuntos como “Os efeitos biológicos da poluição sonora no corpo humano” e “Legislação e fiscalização de som”. Além da parte teórica, foi realizada uma aula prática sobre como manusear o decibelímetro (aparelho que capta a medição da pressão sonora).

De acordo com a comandante da GCMS, Simone Machado, o curso faz parte de uma série de capacitações oferecidas para a Guarda Municipal com o objetivo de especializar o efetivo para a proteção do meio ambiente, com patrulhamento preventivo, fiscalização e diversas ações conjuntas com a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), BPMA, Ibama e Ministério Público.