A Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) participou, nos dias 9 e 10 de fevereiro, do II Curso de Integração em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH - Tático), ofertado pelo Núcleo de Educação em Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 CE). O objetivo foi capacitar os agentes para prestarem socorro imediato durante acidentes e para realizarem procedimentos padrão de abordagem.

Durante a capacitação, com uso de materiais específicos, os policiais foram treinados para realizarem o atendimento a feridos, incluindo o resgate, até a sua entrega em unidade especializada de atendimento.

Foram abordados assuntos relacionados aos Fundamentos do APH Tático, Controle de Hemorragia, Manejo da via aérea, Manejo do choque, elo M.A.R.C.H, Segurança operacional em atividades aeromédicas, Gerência de Crises e Sistema de Comando de Incidente, Emergências com atiradores ativos, Emergências Clínicas, dentre outras atividades.

A capacitação contou com a participação e integração de outras instituições públicas como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Guarda Municipal, reforçando a integração das forças públicas de segurança e das agências de saúde para alcance de um nivelamento adequado de organização e otimização dos processos de trabalho e assistência para os demais tipos de agravos à saúde da população cearense.