A política educacional de Sobral tem sido modelo para muitos gestores brasileiros. Interessados em conhecer a educação sobralense, prefeitos, secretários de educação, pesquisadores e professores da Bahia, Ceará, Maranhão, Goiás e do Rio de Janeiro participaram do 13º Seminário sobre a Educação de Sobral, realizado dias 25 e 26 de outubro, no Planetário de Sobral.

Abrindo o seminário, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a trajetória educacional do município nos últimos 20 anos, as medidas adotadas pela gestão municipal para superar as dificuldades encontradas ao longo do caminho, os parceiros e programas adotados, além dos novos desafios, como a implementação dos novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática; a construção do novo currículo de Ciências, aliado ao uso de tecnologia; o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas; e a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Na sexta-feira (26/10), os gestores conheceram o trabalho desenvolvido pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações em serviço dos educadores da rede municipal de ensino. Os participantes também puderam visitar o Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes, no Bairro Cohab II, e a Casa da Avaliação, que elabora as provas e aplica avaliações semestrais com todos os estudantes do Infantil V ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O prefeito de Mata de São João (BA), Marcelo Oliveira, agradeceu aos gestores de Sobral pelo compartilhamento das experiências. “Nesses dois dias que passamos aqui em Sobral, vimos que não existe fórmula mágica e nem milagre para fazer uma boa educação, é preciso investir na formação de professores, com seleção dos diretores mais competentes, selecionar material didático adequado e aplicar avaliações sistemáticas e permanentes. Saio daqui com largos estímulos para implantar algumas dessas experiências em Mata de São João”, disse o prefeito.

“Retornando com muita satisfação e aprendizado renovado. Levo a certeza que a diferença na educação de Sobral acontece pela determinação e seriedade no monitoramento, acompanhamento e firmeza na condução das relações profissionais. Não tem mágica, mas sim coragem para enxergar e não se preocupar com modismos”, pontua a assistente pedagógica da Secretaria da Educação do município de Saubara (BA), Lourdes Nunes.

Participaram do seminário o diretor do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral, Amaury Gomes; a representante da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel; educares das cidades de Mata de São João, Saubara e Vitória da Conquista, na Bahia; de Cidade Ocidental, em Goiás; dos municípios de Chapadinha e Governador Edison Lobão, no Maranhão; e da cidade Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro.

Inscrições para o XIV Seminário sobre a Educação de Sobral (29 e 30 de novembro) AQUI
Fotos do XIII Seminário sobre a Educação de Sobral AQUI