A Sala Verde da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, foi sede da formação continuada dos coordenadores dos anos iniciais das Escolas Públicas Municipais, na última sexta-feira (02/12) e nesta segunda-feira (05/12).

Os coordenadores foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental, tendo à frente a gerente Margareth Muniz, que ministrou a palestra “A importância da Educação das Sensibilidades na formação docente e como os aromas podem interferir positivamente nas nossas emoções”. Em seguida, foi realizada a experiência sensorial olfativa, com técnicas da aromaterapia.

Como parte da programação em contato com a natureza, os coordenadores tiveram um momento no Jardim Sensorial, que promove a ampliação da percepção ambiental a partir de diversos componentes, como piso sensorial (diferentes texturas), plantas aromáticas e plantas alimentícias não convencionais (Panc's), água corrente e criação de peixes.

Durante essa formação, que foi realizada pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), foi trabalhado o tema “Acolhimento Emocional: a importância do cuidado com integrantes da comunidade escolar”, com o objetivo de compreender a saúde mental dos alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar, como algo de extrema relevância para o êxito dos processos dentro da escola.