Foi realizado, nesta quarta-feira (24/11), no gabinete da vice-prefeita, um encontro para discussão de adequações no Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) de Sobral.

O PMPI é um plano municipal que determina as ações que o município deve realizar para tornar-se cada vez mais acolhedor para a primeira infância. As instituições que assessoram o Estado (Ifan) e o município (Urban95), na pauta da primeira infância, preveem, em seus programas, a revisão do PMPI.

"A reunião teve como objetivo discutir um alinhamento entre o que o Estado e o município pensam para a primeira infância, visto que o Estado é assessorado pelo Ifan, e consequentemente, os programas estaduais, tais como o mais Infância Ceará, são orientados por sua metodologia. Mas o município também faz parte agora da rede Urban95, que está colaborando para Sobral tornar-se cada vez mais acessível à primeira infância e o programa da rede também tem suas particularidades, inclusive prevê também a revisão do PMPI", destaca Emídio Silva, articulador municipal da Política da Criança e do Adolescente.

Participaram da discussão a secretária titular dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Andrezza Coelho, o articulador municipal da Política da Criança e do Adolescente, Emídio Silva (GabVice), membros do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Sobral (CIPIS); Luzia Laffite, do Instituto da Infância (Ifan), organização responsável por prestar assessoria ao Governo do Estado, na pauta da primeira infância; a coordenadora do Mais Infância Ceará do Governo do Estado, Dagmar Soares e a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Silvana Simões.

Pelo CIPIS, participaram também, a coordenadora de Articulação Intersetorial, Francisca Escócio, a assessora institucional, Steffanne Ribeiro, o coordenador de Programas e Projetos, João Campos (Sedhas); Sérgia Olímpio (Secretaria da Educação) e Carlos Romualdo (Saúde). O coordenador municipal do Programa Criança Feliz, Paulo Guimarães, também participou do encontro.