A- A A+ |

As ações realizadas pela Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) na campanha Maio Amarelo seguem cumprindo seu objetivo de discutir e evidenciar a importância do movimento, que tem como meta chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Dentro da agenda de atividades da semana foram realizadas intervenções em bares e restaurantes de Sobral, levando à população um alerta sobre os riscos e consequências da combinação bebida + direção.

A Setran, por meio do Núcleo de Educação e agentes de trânsito, realizou, na quarta-feira (18/05), atividade de conscientização com uma mesa temática no restaurante Boteco do Sertão. No cenário especial, a mesa reservada com os dizeres “preferencial para quem bebe e dirige” foi composta por cadeiras de rodas e chamou a atenção de quem passava pelo local.

Para Rabelo Lima, frequentador do espaço, “o impacto visual é sempre o principal”. Ele destacou, ainda, que “pode ser que a pessoa veja o que vocês estão demonstrando e mais na frente acabe não respeitando a imagem; e a próxima imagem seja a dela sentada na cadeira de rodas”, pontuou.

Ao passar pela mesa temática, Daiane Félix comentou que, apesar dos alertas feitos, diariamente, muitas pessoas ainda acabam se arriscando “por acharem que nunca vai acontecer com elas, mas infelizmente acaba acontecendo”. Ela contou ainda suas impressões sobre a ação. “Quando você olha pra essa mesa fica pensativa e hoje vou passar a noite refletindo”, compartilhou.

Na quinta-feira (19/05) foi a vez dos frequentadores do PollGreen participarem das atividades da campanha. Ao se deparar com a mesa temática, o médico Tiago Saraiva elogiou a iniciativa, principalmente pela quebra de expectativa. “Você espera que seja um espaço reservado a pessoas com necessidades especiais e acaba que é um aviso para você não acabar sofrendo um prejuízo dessa natureza”, ressaltou.

O panfleto informativo, distribuído durante as ações, chamou a atenção da estudante Yanna Vasconcelos. Em um dos versos do impresso, uma mensagem aponta a ajuda que uma tatuagem pode trazer na hora de identificar um corpo em um possível acidente de trânsito. “Eu achei isso muito único e chamativo, principalmente por causa das minhas tatuagens. Eu acho que isso é uma coisa que chama bastante atenção, impacta muito”, relatou.

AGENDA QUE SEGUE

As ações seguem nesta sexta-feira (20/05) com atividades no Container e um drive-in na praça São João. Na ocasião, serão apresentados vídeos educativos e de conscientização para os condutores que por lá passarem. O material de vídeo faz parte do acervo de conteúdo publicado nas redes sociais da Setran.

Facebook
YouTube