Centros de Saúde da Família da sede e distritos realizaram, durante todo o mês de janeiro, diversas ações voltadas para ação e conscientização da Hanseníase e Saúde Mental, tendo como base as campanhas do Janeiro Roxo e Janeiro Branco, que buscam evidenciar os cuidados voltados para as duas áreas.

Dentre as atividades desenvolvidas com a população nas salas de espera estão rodas de conversa, palestras e dinâmicas com facilitadores tratando de temas como prevenção e diagnóstico precoce da Hanseníase, cuidados, atenção e serviços em ambas as áreas.

O movimento Janeiro Branco iniciado em 2014 é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para promover a saúde mental. A ideia é incentivar estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. Já o Janeiro Roxo marca a atenção à Hanseníase e, no último domingo do mês, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase

Onde procurar ajuda - A Secretaria da Saúde de Sobral recomenda que pessoas que não estiverem se sentido bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão (saúde mental), ou alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos (Hanseníase), procurem a unidade de saúde de referência para devido encaminhamento aos serviços especializados da rede pública.

 

Facebook
YouTube