Com a tradicional Caminhada do Bebê, sábado (28/05), às 7h, a Prefeitura de Sobral inicia a programação da XII Semana do Bebê de Sobral, que será realizada até 3 de junho com o tema “Sobral Cidade da Criança: todos juntos pela primeira infância”.

A concentração será na Rua Domingos Olímpio e a caminhada sairá da Praça da Coluna da Hora em direção à Praça do Bosque, onde será realizada a “Estação do Brincar” que terá brincadeiras, serviços, entrega da chave da cidade à bebê guardiã e o lançamento do Conselho Infantil da Escola Dinorá Ramos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, em 2020 e 2021 não foi possível realizar a ação presencial, que costumeiramente abre as atividades da Semana. Em 2022, com o avanço da vacinação e situação pandêmica controlada, serão realizadas ações presenciais, mas a programação virtual também terá espaço na agenda da Semana.

A Semana segue com uma programação bem diversificada com atividades presenciais e virtuais. Serão realizados seminários intersetoriais; praças da criança; estação do brincar; palestras para os profissionais de saúde; entrega do Selo Trevo de Quatro Folhas; posse do comitê infantil; seminário “A Criança e a Cidade: Direito à Cidade e à Mobilidade”, dentre outras ações. O impacto da iniciativa é a mobilização social, as políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância.

Além das atividades presenciais, durante a semana, serão promovidas diversas atividades virtuais nos territórios, envolvendo escolas, Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Saúde da Família (CSFs) e outros serviços públicos. Dentre as atividades, destacam-se vídeos educativos, webinários, bate-papo virtual, oficinas, gincanas e contação de histórias. Todas as ações visam fortalecer e tornar o cuidado com a criança, com a família e com a comunidade, cada vez mais, uma ação afetuosa que expresse um pacto pela infância e pela vida.

A XII Semana do Bebê de Sobral, além de incluir todos os organismos do município da área pública, nós também estamos fazendo um esforço para que os organismos da sociedade civil participem desta semana, para que Sobral cada vez mais possa ser a cidade da criança. E para isso é necessário que todos estejam empenhados na primeira infância, que é uma idade muito importante para que a gente possa trabalhar, defender, amar e trazer muito afeto nas ações que a gente realiza”, reforçou Emídio Silva, articulador municipal do Selo Unicef.

Criada pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de ação intersetorial, que reúne as principais políticas públicas municipais em favor da primeira infância. Em sua XII edição, a ação é coordenada pelo gabinete da Vice-Prefeita, com o apoio das secretarias municipais dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas), da Educação (SME), da Saúde (SMS), da Cultura e Turismo (Secult), da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).

Confira em breve a programação completa no site: www.sobral.ce.gov.br